Cruz de Ferro

Cruz De Ferro

A cruz de ferro (Eisernen Kreuzes, em alemão) é uma alta condecoração alemã do século XIX. Por esse motivo, simboliza bravura, coragem, honra.

Essa medalha era atribuída aos militares alemães por ocasião das guerras.

Tradicionalmente feita de ferro, foi desenhada pelo arquiteto Karl Friedrich. É escura e tem contornos em branco ou prateado, apresentando extremidades largas, o que a caracteriza como uma cruz pátea.

Não é um símbolo nazista. No entanto, o fato de os nazistas terem adquirido o hábito de gravar nela a suástica fez com que as pessoas identificassem a cruz como se ela pertencesse ao nazismo.

Havia três classes de Cruz de Ferro: a primeira, a segunda e a Grã-Cruz de Ferro. Recebia a primeira somente os militares que já tivessem sido condecorados com a segunda.

A Cruz de Ferro da segunda classe e a Grã-Cruz de Ferro eram penduradas no uniforme dos militares por meio de uma fita. A Cruz de Ferro da primeira classe, por sua vez, era pregada diretamente no uniforme.

A cruz de ferro foi instituída e concedida pela primeira vez em 1813. Seu estabelecimento se deve ao rei Frederico Guilherme III.

Voltou a ser oferecida por volta de 1870, na Guerra Franco Prussiana, e na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), sofrendo algumas modificações no que respeita ao seus detalhes.

Mais tarde usada na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), foi nessa altura que a suástica foi introduzida.

Os primeiros a serem condecorados com ela na Segunda Guerra foram os tripulantes do submarino alemão U-29.

Esse símbolo passou a ser utilizado pelos motociclistas. Assim, entre outros, é um dos símbolos do motociclismo.

Conheça a simbologia da cruz da Ordem dos Cavaleiros Hospitalários, a Cruz de Malta, e também a Cruz dos Templários.

Tatuagens Significados Cruz de Ferro


Cruz de Ferro

Fique Sabendo?


Pode usar pomada na tatuagem?

O tatuador irá indicar-lhe uma pomada que deverá aplicar na tatuagem várias vezes ao dia durante 7 a 10 dias.


Onde dói mais tatuar?

Uma das perguntas mais frequentes que alguém que está a contemplar fazer uma tatuagem faz é: “vai doer”? A resposta é simples: claro que sim. E porquê? Uma tatuagem implica a oscilação de um conjunto de agulhas sobre a pele, que entram e saem rápida e repetidamente da mesma, cerca de 80 a 150 vezes por segundo! Mas espere…antes de desistir da ideia, saiba que o nível de dor também varia consoante cada pessoa, depende do local onde a tatuagem será feita e a sua dimensão, sem esquecer a perícia e a experiência do tatuador.


Qual a forma correta de proceder o fracionamento da tinta, antes da utilização?

Com a utilização de batoques com registro na ANVISA. Ressaltamos que as sobras de tinta devem ser desprezadas no recipiente de lixo infectante.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.