Cruz de Portugal
A Cruz de Portugal é também chamada de Cruz da Ordem de Cristo. A Cruz tem os braços verticais e horizontais proporcionais, formando um quadrado. É vermelha e foi bastante utilizada durante as cruzadas. Ela simboliza a religiosidade, a vontade dos membros da Ordem de Cristo de espalhar o cristianismo em suas expedições.

Este símbolo nacional português descende de outros símbolos da Ordem dos Templários, que foi dissolvida em 1312 pelo Papa Clemente. Em 1317 o rei Dom Dinis pede o reconhecimento da Ordem de Cristo e para ser dono de todas as posses dos Templários em Portugal. A Cruz da Ordem de Cristo foi instituída entre 1317 e 1319.
Ela é usada em vários monumentos arquitetônicos, por exemplo, na Torre de Belém. O símbolo figura também nas bandeiras dos navios na época das expedições marítimas para sinalizar para os povos pagãos que aquele navio era de povos cristãos.
Deste modo, ela também ficou conhecida como Cruz dos Descobrimentos. Usá-la nas viagens marítimas era uma forma de honrar a Ordem de Cristo, instituição religiosa que contribuía financeiramente com as grandes navegações.

A Cruz de Portugal está presente na bandeira e equipamento de vários times de origem portuguesa. O mais conhecido deles é o do clube de futebol brasileiro Vasco da Gama.
Embora popularmente o símbolo seja chamado de Cruz de Malta, tratam-se de símbolos diferentes.
É muito comum a Cruz de Portugal ser confundida com a Cruz de Malta. Enquanto a Cruz de Malta possui pontas nas extremidades, formando ângulos estrelados, a Cruz de Portugal possui as extremidades quadradas.
Conheça também:
Tatuagens Significados Cruz de Portugal
Cruz de Portugal
Fique Sabendo?
O que evitar no dia de fazer a Tatuagem
Exigências aos profissionais tatuadores
Eles precisam estar vacinados e equipados com elementos de segurança (como luvas e máscara). Também está vedado aos tatuadores dar indicação de quaisquer medicamentos aos clientes, já que não têm licenciamento médico ou farmacêutico.
Seguir as normas garante maior segurança para o tatuador e o tatuado. Elas funcionam para evitar alergias, infecções e riscos iminentes de más práticas de higiene. Comprometer-se em mantê-las corretamente mostra profissionalismo e respeito pelo seu público, pois assegura o bem-estar dele.
Com uma boa conduta frente às legislações e protocolos do seu estabelecimento, seguindo as normas da Anvisa, você terá um nome bem-visto pelo mercado. Isso é fundamental para ganhar clientela, que preza pela segurança ao se tatuar.