Cruz de Santo André

Cruz De Santo AndreA cruz de Santo André, também chamada de Cruz de Borgonha ou sautor, simboliza humildade, dor e sofrimento. A cruz de Santo André tem formato de X e é frequentemente usada na heráldica.

Simbologia da Cruz de Santo André

Santo André foi um dos apóstolos mais fervorosos e próximos de Cristo. Ao sofrer o seu martírio, assim como Cristo, através da crucificação, Santo André pediu para ser crucificado em uma crux decussata, ou seja, uma cruz em forma de X, e não numa cruz latina como foi Jesus Cristo, pois dizia não ser digno de sofrer o seu martírio numa cruz do mesmo tipo da cruz de Jesus.

A cruz de Santo André faz parte da vasta iconografia cristã e é uma das diferentes estruturas da cruz.

Além do uso em brasões de armas, a partir do século XIV, a cruz de Santo André passou a ser frequentemente usada em bandeiras.

A cruz de Santo André também é usada na sinalética de trânsito para alertar o condutor da existência de um cruzamento com linha férrea ao mesmo nível.

Veja também simbologia de Crucifixo.

Tatuagens Significados Cruz de Santo André


Cruz de Santo André

Fique Sabendo?


Onde dói mais tatuar?

Uma das perguntas mais frequentes que alguém que está a contemplar fazer uma tatuagem faz é: “vai doer”? A resposta é simples: claro que sim. E porquê? Uma tatuagem implica a oscilação de um conjunto de agulhas sobre a pele, que entram e saem rápida e repetidamente da mesma, cerca de 80 a 150 vezes por segundo! Mas espere…antes de desistir da ideia, saiba que o nível de dor também varia consoante cada pessoa, depende do local onde a tatuagem será feita e a sua dimensão, sem esquecer a perícia e a experiência do tatuador.


Tem que dormir com o plástico na tatuagem?

2. Quando é indicado usar o filme ? Ao sair do estúdio e, no máximo, para , pois a pele precisa respirar e o pode atrapalhar nesse caso.

As pessoas também perguntam por: Cuidados com a tatuagem: descubra os principais para não ter problemas


Estabelecimentos de pigmentação definitiva são obrigados a seguir a legislação vigente?

Sim. Todos os estabelecimentos devem seguir a legislação vigente.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.