Cruz Grega

Cruz GregaA cruz grega é uma cruz que possui os quatro braços do mesmo tamanho e representa o equilíbrio entre o divino e o terreno, entre a matéria e o espírito, o masculino e o feminino. A cruz grega simboliza a união dos opostos e a sua harmonia.

Simbologias da Cruz Grega

Ao contrário do que muitos pensam, a cruz é um símbolo que não pertence ao cristianismo. Surgiu há muitos anos e em diferentes lugares do planeta. Do ocidente ao oriente, a cruz é representada com variadas estruturas e carrega distintos significados, e pode ou não estar associada a uma doutrina religiosa, podendo mesmo ser um símbolo pagão.

A cruz grega possui uma estrutura quadrada, com quatro braços exatamente do mesmo tamanho, e representa um ponto central de união e intersecção de diferentes elementos que se expandem para direções.

Embora seja denominada cruz grega, esta cruz assim representada foi encontrada por arqueólogos em regiões primitivas da América Central.

A chamada cruz grega já era usada pelos antigos gregos e romanos. É um símbolo que aparece em muitos tipos de manuscritos, sobretudo no período medieval.

A cruz grega também serviu de referência para a elaboração de plantas de igrejas e templos religiosos.

Embora o seu significado envolva algum mistério, a cruz grega está frequentemente associada à espiritualidade e religiosidade.

Tatuagens Significados Cruz Grega


Cruz Grega

Fique Sabendo?


Quais os órgãos devemos procurar para recolhimentos do lixo infectante?

No município de São Paulo, o órgão responsável pela gestão dos resíduos e limpeza urbana é a AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana.


Aplicação de tatuagem e piercing quais os riscos de contaminação cruzada?

As práticas de aplicação de tatuagem (denominadas de pigmentação definitiva da pele) apresentam procedimentos invasivos, ou seja, durante os procedimentos, a agulha penetra a pele e entra em contato com sangue e outros fluidos corporais. Com isso, corre-se o risco de transmissão de doenças que, muitas vezes, nem apresentam cura, como herpes ou até mesmo AIDS.

É claro que essa transmissão só acontece se as agulhas forem usadas em mais de uma pessoa ou se o material utilizado pelo profissional não for esterilizado, o mesmo acontece com a reutilização das tintas por clientes diferentes. Portanto, os profissionais de tatuagem e piercing necessitam do conhecimento específico de técnicas de antissepsia.

Ressalta-se que a contaminação cruzada ainda pode ocorrer pelo uso compartilhado do bastão usado para a transferência do desenho na pele, lâminas para a raspagem dos pelos e pela higienização inadequada ou Procedimentos insuficiente das bancadas de trabalho, onde ficam as ferramentas de trabalho do tatuador.

Outro cuidado que o profissional deve ter, para impedir a contaminação cruzada, é com a lavagem das mãos, no mínimo, antes e depois do procedimento realizado em cada cliente.

ATENÇÃO: Todo o material que penetre a pele do usuário e entre em contato com sangue deve ser descartável ou deverá passar por processo de esterilização, conforme o Manual de Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos


O que é tatuagem e qual sua origem?

A é uma prática vastamente difundida no Japão desde o século 5 antes de Cristo. Usada para o embelezamento do corpo ou para marcar criminosos, a arte chegou a ser proibida em 1870.

As pessoas também perguntam por: Você sabe quais são as origens da tatuagem?


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.