Cruz Inca

Cruz Inca

A cruz Inca, também conhecida por chakana ou cruz andina, é um símbolo primitivo dos povos andinos dos Andes Centrais. A estrutura da cruz Inca carrega em si vários significados e uma interpretação profunda da vida. A cruz Inca representa uma escada de quatro lados, que forma um quadrado.

A cruz Inca possui quatro pontos principais, que são as suas partes maiores. Estas partes simbolizam as quatro estações do ano, os quatro elementos fundamentais, e os quatro pontos cardeais.

Os quatro elementos fundamentais da vida (terra, água, fogo e ar) representam os quatros filhos do Deus criador do Universo.

Ao todo, a cruz Inca possui doze pontos, cada um dos quais divididos em terços, os quais possuem um significado organizado do seguinte modo:

  • Três mundos: o mundo inferior, que é o mundo dos mortos; o mundo que vivemos, que é o mundo dos vivos; e o mundo superior, que é o mundo dos espíritos.
  • Três animais: cada um desses três mundos citados acima são representados por um animal. O mundo inferior é representado pela serpente, o mundo dos vivos é representado pelo puma, e o mundo dos espíritos representado pelo condor.
  • Três afirmações: eu trabalho, eu aprendo, e eu respeito.
  • Três condutas: não roubar, não mentir, não ser preguiçoso.

Conheça também a simbologia da Cruz Celta.

Tatuagens Significados Cruz Inca


Cruz Inca

Fique Sabendo?


O que fazer depois que finalizar a tatuagem

O mais certo é sair do estúdio com a tatuagem coberta por película aderente e/ou gaze estéril. Embora a gaze possa ser retirada poucas horas depois – aplique um pouco de água morna à gaze se ela estiver colada à tatuagem – alguns tatuadores recomendam o uso de película aderente sobre a tatuagem durante mais alguns dias.


Porque não se deve fazer tatuagem?

Os riscos das estão principalmente associados com o fato de algumas tintas possuírem substâncias que, apesar de serem regulamentadas pela ANVISA, podem ser classificadas como medicamentos, nem cosméticos, o que dificulta sua regulamentação e estudos.

As pessoas também perguntam por: Principais riscos da tatuagem para a saúde


Qual a sensação de tatuar?

Embora não seja particularmente fácil descrever qual a sensação de ser tatuado, algumas das descrições mais recorrentes incluem: é semelhante a um escaldão, parece que se está a ser picado por uma abelha, um grande arranhão, uma sensação de calor, desconfortável ou simplesmente irritante.

Também parece ser consensual que fazer o contorno do desenho é um pouco mais doloroso do que o seu preenchimento.

Curiosamente, as pessoas que já enfrentaram algum tipo de cirurgia e as mulheres que já deram à luz, são normalmente quem diz que “não dói nada”! Por outro lado, a maioria das pessoas sente algum incomodo nos primeiros minutos, mas depressa se habituam e chegam à conclusão que “não é tão mau como pensava”! Consequentemente, a dor é substituída pelas endorfinas, até porque a partir de agora o pensamento está apenas concentrado em ver o resultado final!


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.