Estrela da Vida

A Estrela da Vida é composta por uma estrela de seis pontas azul com um bastão e uma serpente no meio do desenho, sendo utilizada para representar os paramédicos, ou seja, os técnicos em emergências médicas ou socorristas.

Estrela Da Vida

Também pode ser chamada de cruz da vida ou do resgate e até mesmo de símbolo do socorrista. Inclusive ela pode aparecer na cor vermelha.

Simbologia da Estrela da Vida

As pontas da estrela representam as funções ou ações do EMS (Emergency Medical Services) e dos seus técnicos, que no Brasil é Serviço de Emergência Médica.

Estrela Da Vida

  • A primeira ponta diz respeito à Detecção, quando algum civil identifica o problema e os perigos que ele pode causar para si mesmo e para as pessoas que estão ao redor.
  • A segunda ponta é Reportar ou fazer um relatório sobre o problema pedindo ajuda profissional, acionando através da linha especial (por exemplo, SAMU 192) para que a equipe médica de emergência atenda.
  • Em relação a terceira ponta, ela é a Resposta, os socorristas chegam e se dedicam aos primeiros socorros.
  • A quarta ponta são os Cuidados com a cena, o Serviço de Emergência Médica toma conta da cena, prestando todos os cuidados necessários na medida do possível.
  • Já a quinta ponta é a Assistência em trânsito, ou seja, o apoio continua sendo prestado enquanto o paciente(s) é transportado na ambulância.
  • A sexta ponta e última é a Transferência para cuidados definitivos, quando os socorristas chegam ao hospital e transferem o paciente(s) para a zona de tratamento definitivo, sendo liberados.

E por último, mas não menos importante, há o Bastão de Asclépio, o qual também consta no Símbolo da Medicina.

Ele é composto por um bastão com uma cobra entrelaçada, a qual simboliza cura ou renascimento, pois é capaz de trocar de pele.

Asclépio era o deus grego da medicina, que representa a cura e a sabedoria, a partir dele é que o símbolo surgiu.

Estrela da Vida Vermelha

Estrela Da Vida

By SAMU

Uma variação da estrela da vida azul é a vermelha, que inclusive é o símbolo do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Cruz Vermelha Americana e a Estrela da Vida

O símbolo atual da estrela da vida foi criado por consequência do antigo símbolo se parecer demasiado com o símbolo da cruz vermelha, segundo algumas teorias.

Por conta disso, a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), uma agência dos EUA, resolveu produzir um símbolo que identificasse o Serviço de Emergência Médica.

Então o chefe da filial do SEM, Leo R. Schwartz, foi o responsável por criar a estrela da vida, que foi oficializada em 1977.

Ela está estampada principalmente em ambulâncias, roupas usadas pelos funcionários da SEM, panfletos, manuais, dentre outros.

Você gostou desse tema? Quer conferir outros conteúdos similares? Acessa:

Tatuagens Significados Estrela da Vida


Estrela da Vida

Fique Sabendo?


Qual é a sensação de fazer uma tatuagem?

Embora um traço único e forte possa ser doloroso (a é parecida com a de um corte) pense o seguinte: quanto mais vezes o tatuador passar as agulhas no mesmo lugar, mais vai doer. A pele vai ficando cansada depois de repetidas lesões, cada vez mais machucada e cada vez mais sensível.

As pessoas também perguntam por: Medo de agulha? Dicas para quem vai fazer a primeira tatuagem!


Se eu abro uma MEI e tenho CNPJ não significa que estou cadastrado nos órgãos sanitários?

Não, a abertura de uma MEI ou o fato de se ter um CNPJ significa apenas que o Estúdio de Tatuagem se regularizou perante a Receita Federal. No entanto, para que os serviços de tatuagem, piercing e maquiagem definitiva possam funcionar, estes devem estar regularizados junto a Vigilância Sanitária.

No município de São Paulo, a Licença de Funcionamento Sanitária, segue as determinações da Portaria SMS.G nº. 2215/2016 (regulamenta o CMVS e a concessão da Licença de Funcionamento Sanitária).


O que pode acontecer caso o profissional não utilize EPI’s?

O objetivo da utilização de EPI durante os procedimentos de tatuagem e colocação de piercing envolve a proteção do profissional contra a exposição de sangue e secreções do cliente.

Estas práticas são denominadas “precauções padrão” e tem por objetivo proteger o profissional dos riscos de infecção por microrganismos veiculados pela exposição ao sangue e secreções em situação de acidentes durante os procedimentos de tatuagem e piercing.

Como exemplo de microrganismos veiculados pelo sangue podemos citar: Vírus da Hepatite B (VHB), Vírus da Hepatite C (VHC), HIV.

A utilização de EPI pelo profissional é um procedimento de segurança e a sua utilização está presente nos roteiros de inspeção da vigilância sanitária.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.