Estrela-do-mar

Estrela Do MarA estrela-do-mar é um tipo de animal marinho com forma de estrela. Boa parte dos tipos de estrelas-do-mar possuem cinco pontas que são chamadas de braços. A estrela-do-mar tem o corpo muito duro e as pontas, ou braços, ocas, mas possuem grande flexibilidade, apesar de poder ser quebrada com facilidade se sofrer impactos muito rudes.

A estrela-do-mar simboliza força, paciência, sensibilidade, longevidade, renovação, percepção sensorial e versatilidade.

Simbologias de Estrela-do-mar

Diz a lenda que as estrelas-do-mar eram estrelas que foram hipnotizadas por animais marítimos para enfeitarem os oceanos.

A estrela-do-mar, apesar de poder quebrar-se em muitos pedaços, tem a capacidade de regenerar-se e voltar a crescer, por isso simboliza a cura e a renovação. Por ser um animal marítimo, está relacionada com o elemento água, que também simboliza a cura, a purificação e a limpeza.

A associação entre as característica da estrela-do-mar e da água, carrega um simbolismo relacionado à intuição, emoção, amor e percepção sensorial.

Na iconografia cristão, a estrela-do-mar, ou Stella Maris, simboliza a Virgem Maria, e é vista como um símbolo de salvação durante tempos difíceis e de segurança em tempos de turbulência. Assim como as estrelas, a estrela-do-mar é também um símbolo celeste, e representa o infinito amor divino.

Já na mitologia egípcia, a estrela-do-mar está ligada à deusa Isis, deusa dos pobres e dos escravos. Oferecer uma estrela-do-mar simboliza abundância e renovação.

Na mitologia romana, a estrela-do-mar está associada à Vênus, deusa do amor, e nasceu das marés espumantes do mar Adriático. Em algumas representações de Vênus ela aparece com uma estrela-do-mar na mão. A deusa Vênus e a estrela-do-mar associadas carregam um duo simbólico do amor, da sensibilidade, da emoção e dos atributos físicos.

Veja também a simbologia da Estrela e do Polvo.

Tatuagens Significados Estrela-do-mar


Estrela-do-mar

Fique Sabendo?


Por que os profissionais de tatuagem e piercing devem usar o EPI como máscara, avental e luvas?

A aplicação de tatuagem e piercing consiste na pigmentação e perfuração da pele, com resultado permanente, ou seja, rompe barreiras naturais e traz riscos biológicos (infecção por descontinuidade da pele), para o cliente, e para o profissional que pode entrar em contato com o sangue do cliente.

Portanto, os equipamentos de proteção individual-EPI descartáveis são grandes aliados à saúde, pois podem proteger contra esses riscos e prevenir danos à saúde. São eles: avental, luvas, máscaras e óculos de proteção.


No caso de piercings qual a maneira adequada para esterilizar as joias e pinças?

Para a esterilização de joias e pinças, o serviço deve seguir o orientado pelo Manual de Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos de Saúde/MS


Tatuagem inflamada: porque acontece e o que fazer

A tatuagem inflamada geralmente leva ao surgimento de sinais como vermelhidão, inchaço e dor no local da pele onde foi feita, gerando desconforto e preocupação de que possa ser sinal de algo grave.

No entanto, é normal que a tatuagem fique inflamada nos primeiros 3 a 4 dias, já que é uma reação natural da pele ao tipo de lesão que foi causada pela agulha, sem ser indicação de algo mais grave como alergia ou infecção.

Assim, é muito importante começar com os cuidados adequados logo depois que se termina de fazer a tatuagem, para diminuir a irritação da pele e garantir que não surgem outras complicações.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.