Falcão

O falcão é uma ave de porte pequeno a médio, que possui as asas estreitas e pontiagudas, e simboliza poder, riqueza, nobreza, iluminação e espírito.

Falcao

O falcão como símbolo de poder e realeza

Por possuir uma visão e velocidade excelentes, além de ser certeiro na hora de caçar, com garras afiadas e fortes, o falcão deu origem a uma prática difundida em muitas culturas: a falcoaria.

Esta prática resiste há séculos e foi retratada em pinturas de diversos soberanos, como, por exemplo, do embaixador persa Mechti Kuli Beg, em 1605, que segura em sua mão um falcão de estimação, simbolizando poder e nobreza, além da capacidade de governar e tomar decisões.

Falcao

Mechti Kuli Beg com o seu falcão em Praga (1605). Imagem cedida pelo Metropolitan Museum of Art.

No Oriente Médio a prática da falcoaria persiste até agora e é considerada uma arte milenar, ganhando atualmente o estado de esporte e atraindo diversos turistas europeus, como, por exemplo, ingleses, além de ser usada pela elite e nobreza.

O falcão na mitologia egípcia

Na mitologia egípcia o deus Hórus apresenta o corpo de um humano e a cabeça de um falcão.

Pelo fato de Hórus ser um deus solar e dos céus, o falcão acaba por ganhar um simbolismo solar, de iluminação, de poder, de sabedoria e de realeza na cultura no Egito Antigo.

Falcao

O deus Hórus, imagem retirada do “Livro Egípcio dos Mortos”.

Simbologia do falcão em outras culturas

Para os chineses e na mitologia europeia a ave está associada à guerra e ao poder visionário. Já para os Astecas é um mensageiro dos deuses e para os incas peruanos simboliza o sol.

De acordo com o xamanismo, o falcão é o mensageiro do céu, da vida e dos sonhos. É o grande encarregado de enviar mensagens para serem decifradas.

Você pode conferir a simbologia de duas outras aves muito parecidas com o falcão: a Águia e o Gavião.

Tatuagens Significados Falcão


Falcão

Fique Sabendo?


Como é feita a Micropigmentação

Esta técnica é realizada usando um aparelho chamado demógrafo, que consiste numa espécie de canetas com agulhas, semelhante a uma caneta de tatuagem, que perfuram a primeira camada da pele inserindo pigmentos.

Após decidido o desenho da sobrancelha e a cor que vai ser utilizada, é aplicada uma anestesia local para que o procedimento não cause dor, e só depois de anestesiado o local é que a técnica é iniciada. No final do procedimento, é usado um laser de baixa potência sobre a região, que vai ajudar na cicatrização e a fixar melhor os pigmentos inseridos.

Dependendo do tipo de pele e dar cor utilizada, é necessário fazer a manutenção da micropigmentação a cada 2 ou 5 anos, pois a tinta começa a desvanecer.


Se eu abro uma MEI e tenho CNPJ não significa que estou cadastrado nos órgãos sanitários?

Não, a abertura de uma MEI ou o fato de se ter um CNPJ significa apenas que o Estúdio de Tatuagem se regularizou perante a Receita Federal. No entanto, para que os serviços de tatuagem, piercing e maquiagem definitiva possam funcionar, estes devem estar regularizados junto a Vigilância Sanitária.

No município de São Paulo, a Licença de Funcionamento Sanitária, segue as determinações da Portaria SMS.G nº. 2215/2016 (regulamenta o CMVS e a concessão da Licença de Funcionamento Sanitária).


Tipos de Micropigmentação

Existem dois tipos de micropigmentação indicados para diferentes casos, que incluem:

Sombreamento: indicado para casos onde quase não existem fios na sobrancelha, sendo necessário desenhar e cobrir toda a extensão da sobrancelha;

Fio a Fio: este tipo de micropigmentação é mais indicado para os casos onde existem fios nas sobrancelhas, sendo apenas necessário melhorar o seu contorno, evidenciar o seu arco ou tapar falhas.

O tipo de micropigmentação a utilizar deve ser indicado pelo profissional que faz o tratamento, assim como deve ser avaliada qual a cor indicada e mais natural.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.