Fogueira
O significado simbólico da fogueira está muito relacionado com o de fogo, simboliza a purificação e o renascimento. No entanto, a fogueira possui diferentes simbologias, consoante o seu uso. O fogo é um símbolo divino universal, e tem um significado purificador e regenerador. De acordo com algumas crenças cristãs, Jesus Cristo, e alguns santos, revivificam os corpos passando por uma fogueira.
Durante a Idade Média, na época das Inquisições, muitos hereges eram condenados à morte queimados numa fogueira, pois pregava-se que o fogo queimaria os pecados e expurgaria o espírito demoníaco possuidor do corpo do condenado, dando uma nova vida ao espírito. A fogueira simbolizava e fazia parte dos ritos de purificação pelo fogo.
A fogueira também possui um efeito destruidor, possui um aspecto negativo e uma função diabólica, é o fogo do inferno que queima sem consumir e que exclui para sempre qualquer possibilidade de regeneração.
Fogueira de São João
As fogueira juninas têm origem pagã e são de tradição europeia. As fogueiras juninas eram realizadas para a celebração do solstício de verão. A partir da Idade Média, a Igreja Católica cristianizou as festividades de verão e passou a realizar um tributo aos santos. No dia 24 de junho, passou-se a celebrar o Dia de São João, e nas festividades manteve-se a tradição da fogueira, um dos símbolos das festas juninas.
Ver significado de Vela e de Chama.
Tatuagens Significados Fogueira
Fogueira
Fique Sabendo?
Alimentos para evitar após tatuar
Refrigerantes e sucos prontos;
Frituras, como batata frita, pastel e outros salgados;
Fast food;
Carne de porco e carnes processadas, como salsicha, presunto, linguiça, bacon, mortadela e salame;
Doces, biscoitos recheados, bolos, massas prontas para bolos, chocolates, barras de cereal;
Macarrão instantâneo, caldo de carne em cubo, comida pronta congelada, sorvetes;
Bebidas alcoólicas.
O consumo excessivo destes alimentos aumenta a inflamação e dificulta o processo de cicatrização da pele. O ideal é que esses alimentos não façam parte da rotina alimentar, e que não sejam consumidos pelo menos por 1 semana após a realização de uma cirurgia, colocação de um piercing ou tatuagem, por exemplo.