Gato

GatoO gato é um animal que simboliza a independência, a sabedoria, a sensualidade, a sagacidade, o equilíbrio. Além disso, esse animal místico representa a fusão do espiritual e do físico e seu simbolismo é muito diverso, oscilando entre as tendências benéficas e maléficas.

O Misticismo egípcio

Não somente os gatos, mas os felinos em geral, desde a antiguidade egípcia, são animais adorados como deuses, uma vez que para eles, o gato representava a personificação da deusa da fertilidade, Bastet.

Dessa forma, os gatos eram considerados encarnações da deusa e, por isso, eram reverenciados. Durante a vida recebiam cuidados especiais, quando morriam eram mumificados e enterrados num local específico.

Além dos egípcios, o gato é reverenciado nas culturas birmanesa, celta, persa e nórdica, sendo que em todas há referência desse animal associado aos deuses mitológicos.

Que tal conhecer mais Símbolos Egípcios?

Espiritualidade

Da mesma maneira, os primeiros cristãos reverenciavam o gato, porém na Idade Média esse animal foi brutalmente perseguido pois associava-se com as magias e feitiçarias realizadas pelas bruxas que igualmente eram perseguidas e queimadas na fogueira.

Já no budismo, encontramos as características maléficas e benéficas do gato, uma vez que os primeiros budistas os reverenciavam por sua sabedoria e capacidade de concentração, essencial para a meditação. Entretanto, o gato não se comoveu com a morte de Buda, representando, dessa maneira, a frieza e dissimulação desse animal.

Gato japonês

No Japão, a despeito do Maneki Neko – a escultura de um gato com a pata levantada, conhecido como Gato da Sorte – esse felino é visto como um animal de mau augúrio.

Sonhar com gato

Os sonhos com gatos vão geralmente ao encontro da simbologia negativa que esse animal carrega. Popularmente é dito que se o gato aparece sendo expulso de algum lugar isso é um prenúncio de que algo bom irá acontecer, uma vez que o “mal” está sendo mandado embora.

Tatuagem

O significado da tatuagem de gatos varia de acordo com as pessoas que optam pela imagem do felino. Em geral, os gatos são preferências femininas e visam mostrar a sensualidade e a liberdade.

Gato Preto

Foi no século XV que o papa Inocêncio VIII incluiu os gatos pretos na lista de seres hereges perseguidos pela Inquisição. Desde então, para os cristãos, o gato preto simboliza o azar, o demônio, mau augúrio e, inúmeras vezes, foi considerado a personificação do demônio associado às magias e bruxarias, uma vez que eram animais de estimação das bruxas, considerados prendas do Diabo.

Com hábitos noturnos, são animais associados à Lua, às criaturas da noite, que simbolizam a obscuridade, o azar, a morte.

Até hoje, muitas culturas preservam a imagem malévola dos gatos pretos. Na tradição popular, cruzar com um gato preto, lhe trará muitos anos de azar.

Conheça também o significado de pantera.

Tatuagens Significados Gato


Gato

Fique Sabendo?


Previna dor na hora de fazer uma tattoo Parte2

Não está sozinho! Todas as pessoas que fazem uma primeira tatuagem (ou até mais!) vivem a mesma ansiedade inicial, por isso, pode ser reconfortante falar com alguém que já seja tatuado! Aproveite para lhe colocar todas as suas dúvidas.

Como cliente pagante, está no seu direito de pedir ao tatuador uma pausa ou até para terminar a sessão mais cedo, retomando-a noutro dia (isto é especialmente relevante se a tatuagem for muito grande e/ou complexa). Não se preocupe, os tatuadores estão habituados a lidar com todo o tipo de cliente e cada caso é um caso!

Quanto mais relaxado estiver, mais fácil será “aguentar” todo o processo. Valerá sempre a pena se pensar na obra de arte que vai poder exibir no final da sessão!


Garantir a segurança dos clientes

As normas da Anvisa têm como ponto principal garantir que os clientes estejam sob boas condições de higiene no local onde o procedimento é realizado. Isso certifica que não haja problemas futuros de saúde em decorrência de más condições. Para o tatuador, proporcionar um ambiente adequado é uma demonstração de qualidade do seu trabalho.


Você sabe que não é permitida a venda de pomadas anestésicas no estúdio de tatuagem?

No Brasil, as pomadas anestésicas são enquadradas como medicamentos. A venda de medicamentos somente é permitida por empresas que tenham licença de funcionamento sanitária para a comercialização, tais como os comércios atacadistas de medicamentos ou drogarias. Desta forma, estúdios não são enquadrados nessas categorias, não possuindo os requisitos exigidos na legislação sanitária vigente para exercer o comércio.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.