Gueixa

GueixaSímbolo da cultura Japonesa, a Gueixa, em japonês Gueisha ou Geiko, é considerada a “mulher das artes”, ou seja, aquela que dedica sua vida à profissão de gueixa, num mundo com possibilidades de educação, de aprendizagem e aprimoramento das etiquetas, dos afazeres domésticos, tudo isso, focado no ensino das artes em geral: dança, canto, música, literatura, pintura, dentre outros.

Ademais, são estudiosas da cultura japonesa milenar e, com isso, preservam as tradições de seu país. Dessa maneira, as gueixas simbolizam o sagrado, a tradição, a delicadeza, a beleza, o mistério, a força.

Assim, para ser gueixa, a menina a partir dos 10 anos de idade começa a ser treinada numa casa só de gueixas (Okiya) e de mulheres experientes que lhes ensinam as etiquetas e também sobre a arte da sedução, uma vez que uma das funções da gueixa era entreter convidados nas reuniões em locais públicos ou privados, seja dançando, cantando, recitando versos ou contando histórias.

Importante ressaltar que as gueixas muitas vezes foram apontadas como sinônimo de prostitutas, aquelas que seduziam e manipulavam. Nesse sentido, vale lembar que no Japão medieval muitas delas seduziam os homens e, além disso, depois da segunda guerra, muitas acabaram se tornando prostitutas.

Representação de uma Gueixa

A maquiagem excêntrica da Gueixa é formada por uma pele branca (rosto, pescoço e colo), lábio vermelho carmim em forma de coração, sobrancelhas pretas avermelhadas e os cabelos com penteados tradicionais e adornos; muitas vezes elas usam perucas. Sua roupa tradicional é o quimono feito de seda, sendo que as aprendizes – chamadas “Maikos” -utilizam quimonos mais coloridos e com mangas mais longas.

Tatuagens

As tatuagens de gueixas são femininas e geralmente ricas em detalhes. Quem escolhe a imagem da “mulher das artes” para tatuar no corpo pretende retratar os atributos femininos, especialmente, beleza e delicadeza ou, ainda, valorizar a cultura que lhe dá origem, acrescentado-lhe outros símbolos tradicionais japoneses.

Conheça os Símbolos Japoneses.

Tatuagens Significados Gueixa


Gueixa

Fique Sabendo?


Quando a pessoa morre a tatuagem some?

em renovação constante De acordo com o estudo publicado no periódico científico Journal of Experimental Medicine, a tinta ‘ingerida’ pelo macrófago é liberada na derme, camada intermediária da pele, quando ele e é absorvida pelas células circundantes. Esse ciclo continua praticamente para sempre.

As pessoas também perguntam por: Saiba por que tatuagens duram a vida inteira


Como se prevenir para não ser contaminado pelos vírus das Hepatites Virais B e C?

Não compartilhar materiais que possam conter sangue contaminado, como agulhas, escovas de dente, aparelhos de barbear, lâminas, alicates de cutícula.

• Utilizar material descartável ou esterilizado adequadamente na realização de tatuagens ou colocação de piercings.
• Utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) durante os procedimentos de realização de tatuagens ou colocação de piercings.
• Usar preservativo masculino ou feminino durante as relações sexuais.
• Realizar o esquema completo de vacinação para Hepatite B. O esquema de imunização para Hepatite B é constituído de três doses de vacina, em intervalos adequados.


Onde dói mais e menos Tatuar?

Para ficar com uma ideia da sensibilidade das diferentes zonas do seu corpo que pode estar a contemplar tatuar, faça esta experiência: belisque a zona superior do braço e depois a parte de cima do pé. Dói mais no pé, não é verdade? Regra geral, as zonas com mais músculo e/ou gordura doem bastante menos do que aquelas partes do corpo com uma alta concentração de nervos, com ossos apenas e ainda algumas zonas erógenas.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.