Ísis

IsisDeusa-mãe egípcia do amor e da magia, primogênita de Geb (deus egípcio da terra) e Nut (deusa do céu e mãe dos deuses), esposa de seu irmão Osíris e mãe de Hórus (deus dos céus), com os quais integra a principal tríade (Isis, Osíris, Hórus) da religião do antigo Egito. Deusa lunar, Ísis outorga a vida e a saúde, sendo o símbolo maior do princípio feminino personificado na natureza e no cosmos.

Ísis representa a fertilidade, o amor maternal, o espírito que fecunda as sementes e as inteligências, protetora de todos, sobretudo dos oprimidos, dentre escravos, pescadores, artesãos, simbolizando a simplicidade. Alguns eruditos como James Frazer (1854-1941), autor de “O Ramo Dourado” (1922), sustentam que muitos aspectos do culto cristão à Virgem Maria são derivados dos mistérios dedicados a Ísis, deusa da maternidade e do nascimento.

Na mitologia, Ísis foi considerada a responsável por muitas cheias do rio Nilo, pois chorava o desaparecimento de seu marido, Osíris, divindade da vegetação, da justiça e do além, o qual caiu numa armadilha de seu irmão, deus da guerra e da discórdia, Seth. Depois de muito procurar, Ísis encontra o sarcófago trancado com o corpo de seu marido-irmão, todavia, Seth ciente do aparecimento do corpo de Osíris, resolve esquartejá-lo e espalhar seus pedaços pelo Egito.

Decidida a reunir os pedaços de seu marido e lhe oferecer uma morte digna, Ísis, com a ajuda de sua irmã, Néftis, reencontra cada parte de seu corpo, exceto seu órgão genital, que segundo o mito, foi substituído por um caule vegetal ou um falo de ouro. A partir de suas habilidades mágicas, devolve a vida a seu marido e com ele tem um filho, Hórus, o deus falcão dos céus, aquele que vingará a morte de seu pai.

Leia também a simbologia da Mãe.

Representação de Ísis

Na maioria dos casos, Ísis era representada amamentando seu filho Hórus, ao mesmo tempo que segurava um dos mais importantes símbolos egípcios conhecido como o “nó de Ísis” (Tyet ou Tet), considerado um poderoso amuleto, o qual representava a proteção da deusa. Interessante notar que, esse amuleto simbólico era amarrado no pescoço do defunto, com o intuito de guiar e, sobretudo, assegurar proteção após a morte.

Tatuagens Significados Ísis


Ísis

Fique Sabendo?


Alimentos para evitar após tatuar

Os alimentos remosos que devem ser evitados durante um processo de cicatrização incluem:

Refrigerantes e sucos prontos;
Frituras, como batata frita, pastel e outros salgados;
Fast food;
Carne de porco e carnes processadas, como salsicha, presunto, linguiça, bacon, mortadela e salame;
Doces, biscoitos recheados, bolos, massas prontas para bolos, chocolates, barras de cereal;
Macarrão instantâneo, caldo de carne em cubo, comida pronta congelada, sorvetes;
Bebidas alcoólicas.

O consumo excessivo destes alimentos aumenta a inflamação e dificulta o processo de cicatrização da pele. O ideal é que esses alimentos não façam parte da rotina alimentar, e que não sejam consumidos pelo menos por 1 semana após a realização de uma cirurgia, colocação de um piercing ou tatuagem, por exemplo.


O que faz a tatuagem ser permanente?

A resposta simples que ao , o pigmento vai mais fundo na pele do que a camada mais externa, que trocada. … E este processo que as serem permanentes. Primeiro, células especializadas chamadas macrófagos comem o material invasor na tentativa de limpar a sujeira inflamatória.

As pessoas também perguntam por: Claudia Aguirre: Por que as tatuagens são permanentes?


Profissionais que trabalham informalmente em suas residências, os procedimentos de higiene são os mesmos?

Não há diferenciação alguma para os profissionais que trabalham em suas residências, uma vez que o risco sanitário está atrelado às práticas realizadas pelos tatuadores e body piercing e não pelo local de trabalho.

Portanto, para que o profissional possa proceder com a aplicação de tatuagem e piercing no ambiente domiciliar, é necessário que a estrutura e os procedimentos realizados sigam todas as medidas de controle de risco e de infecção descritas pela Referência Técnica para o Funcionamento de Serviços de Tatuagem e Piercing – ANVISA, 2009.

Mesmo nesses casos é necessária a solicitação de Licença de Funcionamento Sanitária, o CMVS, como MEI, devendo ser franqueado/ autorizado o acesso das Autoridades Sanitárias, nos casos de inspeção sanitária para liberação da licença


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.