Ísis
Deusa-mãe egípcia do amor e da magia, primogênita de Geb (deus egípcio da terra) e Nut (deusa do céu e mãe dos deuses), esposa de seu irmão Osíris e mãe de Hórus (deus dos céus), com os quais integra a principal tríade (Isis, Osíris, Hórus) da religião do antigo Egito. Deusa lunar, Ísis outorga a vida e a saúde, sendo o símbolo maior do princípio feminino personificado na natureza e no cosmos.
Ísis representa a fertilidade, o amor maternal, o espírito que fecunda as sementes e as inteligências, protetora de todos, sobretudo dos oprimidos, dentre escravos, pescadores, artesãos, simbolizando a simplicidade. Alguns eruditos como James Frazer (1854-1941), autor de “O Ramo Dourado” (1922), sustentam que muitos aspectos do culto cristão à Virgem Maria são derivados dos mistérios dedicados a Ísis, deusa da maternidade e do nascimento.
Na mitologia, Ísis foi considerada a responsável por muitas cheias do rio Nilo, pois chorava o desaparecimento de seu marido, Osíris, divindade da vegetação, da justiça e do além, o qual caiu numa armadilha de seu irmão, deus da guerra e da discórdia, Seth. Depois de muito procurar, Ísis encontra o sarcófago trancado com o corpo de seu marido-irmão, todavia, Seth ciente do aparecimento do corpo de Osíris, resolve esquartejá-lo e espalhar seus pedaços pelo Egito.
Decidida a reunir os pedaços de seu marido e lhe oferecer uma morte digna, Ísis, com a ajuda de sua irmã, Néftis, reencontra cada parte de seu corpo, exceto seu órgão genital, que segundo o mito, foi substituído por um caule vegetal ou um falo de ouro. A partir de suas habilidades mágicas, devolve a vida a seu marido e com ele tem um filho, Hórus, o deus falcão dos céus, aquele que vingará a morte de seu pai.
Leia também a simbologia da Mãe.
Representação de Ísis
Na maioria dos casos, Ísis era representada amamentando seu filho Hórus, ao mesmo tempo que segurava um dos mais importantes símbolos egípcios conhecido como o “nó de Ísis” (Tyet ou Tet), considerado um poderoso amuleto, o qual representava a proteção da deusa. Interessante notar que, esse amuleto simbólico era amarrado no pescoço do defunto, com o intuito de guiar e, sobretudo, assegurar proteção após a morte.
Tatuagens Significados Ísis
Ísis
Fique Sabendo?
Previna dor na hora de fazer uma tattoo Parte2
Como cliente pagante, está no seu direito de pedir ao tatuador uma pausa ou até para terminar a sessão mais cedo, retomando-a noutro dia (isto é especialmente relevante se a tatuagem for muito grande e/ou complexa). Não se preocupe, os tatuadores estão habituados a lidar com todo o tipo de cliente e cada caso é um caso!
Quanto mais relaxado estiver, mais fácil será “aguentar” todo o processo. Valerá sempre a pena se pensar na obra de arte que vai poder exibir no final da sessão!
Cuidados com a sua tatuagem
Ao primeiro sinal de infecção ou reação alérgica, consulte de imediato um médico.