Laço

LacoO laço simboliza a união, a felicidade, a energia, a força, a justiça, a fortuna, o divino.

Embora em sua maior parte os laços estejam associados com as ações de “atar” e “desatar” e simbolizem a união, seja ela matrimonial, familiar, amistosa ou afetiva, no Budismo, por exemplo, o chamado “nó da fortuna”, aquele que, paralelo à “Ouroboros” (serpente que engole a própria cauda) volta-se para si mesmo, simboliza, por sua vez, a sabedoria conquistada por meio da evolução espiritual.

Veja também Símbolos de União e Amizade.

Na Maçonaria, o símbolo conhecido como o “laço da união” aponta para os deveres na vida; uma espécie de ascensão espiritual mediadas pelos deveres humanos, a obrigação, sendo portanto, a representação da união dos homens com o universo.

Além disso, na Grécia era comum as imagens dos Deuses serem atadas com um lacinho para que assim não abandonassem seu povo e o local; por sua vez, no Antigo Egito, o laço ou o “Nó de Ísis”, a Deusa da Fertilidade e da Maternidade, filha de Hórus, simbolizava a eternidade. Nesse sentido, o laço simbolizava a união entre os deuses e os homens, o céu e a terra.

Também usado na bruxaria, o laço era elemento primordial dos feitiços nos quais as bruxas desejavam “atar” alguém, energia, ações. Já no Cristianismo, os “nós” ou “lacinhos” das vestimentas representam os três votos: a obediência, a pobreza e a castidade.

Leia também Símbolo do Câncer de Mama.

Tatuagens Significados Laço


Laço

Fique Sabendo?


Por que devem utilizar apenas material descartável, esterilizado e produtos com registro na ANVISA?

Os materiais utilizados em tatuagem, pelo contato direto com o sangue durante o procedimento, devem ser descartáveis ou esterilizados.

Todos oferecem risco à saúde e, devido a isso, necessitam atender normativas específicas para garantir a segurança na sua utilização, principalmente por se tratar de produtos implantáveis, como as tintas de tatuagem, as quais são classificadas como Alto Risco, do mesmo modo que os marca-passos e os implantes ortopédicos.


Onde dói mais tatuar?

Uma das perguntas mais frequentes que alguém que está a contemplar fazer uma tatuagem faz é: “vai doer”? A resposta é simples: claro que sim. E porquê? Uma tatuagem implica a oscilação de um conjunto de agulhas sobre a pele, que entram e saem rápida e repetidamente da mesma, cerca de 80 a 150 vezes por segundo! Mas espere…antes de desistir da ideia, saiba que o nível de dor também varia consoante cada pessoa, depende do local onde a tatuagem será feita e a sua dimensão, sem esquecer a perícia e a experiência do tatuador.


Estrutura do espaço

A estrutura do espaço deve ser pensada de maneira a garantir higiene ao local, para que não haja contaminação da tatuagem. Por isso, algumas normas devem ser respeitadas ao criar o ambiente de atendimento, como a instalação em estabelecimento apropriado, não estando permitido que o estúdio seja ao ar livre, em residência, ambiente insalubre ou em locais públicos.

A sala de atendimento deve ser individual. E, se houver atendimentos simultâneos, o espaço entre eles deve ser de, no mínimo, um metro. A sala de recepção deve ser compatível com o número de clientes que ficam em espera.

Já a área de procedimentos deve conter pia com bancada e água corrente, bancada de higienização dos materiais e local para guardar os equipamentos higienizados, que seja fechado, limpo e livre de umidade. É preciso, ainda, que haja um depósito para materiais de limpeza.

Além disso, a estrutura em geral deve ser limpa, livre de umidade e higienizada corretamente, com superfícies lisas e laváveis.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.