Liberdade

LiberdadeA liberdade é uma condição de independência, de livre-arbítrio e, por isso, corresponde ao contrário do aprisionamento. Em outras palavras, é caracterizada pela ausência de restrições, de modo que ‘estar livre’ pressupõe não estar preso, seja de maneira física, psicológica, social.

Vale lembrar que a palavra “Liberdade” é um termo bastante amplo e por esse motivo, possui múltiplos significados nas diversas áreas; contudo, em todas elas seja na Psicologia, na Filosofia, na Religião, o termo relaciona-se ao conceito de “livrar-se de algo” e, muitas vezes, caracterizado por algo ruim, que oprime, aprisiona. Assim, a palavra liberdade simboliza, muitas vezes, o ápice da felicidade de forma que ao conseguir se afastar de algo que lhe aprisiona, naturalmente os seres tornam-se mais felizes, alguns diriam: mais completos.

Símbolos da Liberdade

Os símbolos que representam a liberdade, põem associar-se aos pássaros ou até mesmo às borboletas, que passam por uma transformação até atingirem o grau de liberdade, ou seja, o poder de voar. Justamente por possuírem asas, as aves (pomba, águia, falcão, gaivota, condor) estão no conjunto de símbolos da liberdade que mediante o alçar voo simbolizam a libertação da alma, do espírito e o poder. Além disso, muitos mamíferos associam-se com o tema da liberdade podendo, portanto, serem considerados símbolos, como por exemplo, o tigre, o golfinho, o cavalo, dentre outros.

Cabala

Não obstante, na cabala a figura da Lilith absorve o símbolo da liberdade na medida em que, criada com Adão, Lilith era a mulher que buscava a igualdade, a independência, e portanto, a liberdade. Costumava enfatizar que, se os dois vieram da terra, eram portanto iguais. Por conseguinte, Lilith acaba fugindo e desconfortável com a situação, Deus criou outra mulher para Adão, nascida de sua costela, Eva, que diferentemente de Lilith não entrava em contradição com as ideias de Adão e, por isso, representa a falta de liberdade que Lilith tanto almejava.

Etimologia da Palavra Liberdade

Se pensarmos pelo viés da etimologia, ou o estudo da origem das palavras, o termo “liberdade”, do grego, eleutheria, significava o poder, bem como a liberdade de movimento. Da mesma maneira, no latim, o termo libertas, simbolizava a independência. Por sua vez, no alemão, a palavra ‘liberdade’ (Freiheit), significa literalmente “pescoço livre” ao referir-se aos grilhões da escravidão.

Tatuagens Significados Liberdade


Liberdade

Fique Sabendo?


Que tipo de roupa e melhor usar depois de fazer uma tatuagem

Evite o uso de roupa apertada sobre uma tatuagem recente, sem esquecer a roupa interior, as meias e os collants (estes devem ser completamente evitados durante os primeiros 10 dias, uma vez que podem fundir-se com a tatuagem).


Como surgiu a primeira tatuagem?

A tradição só foi redescoberta em 1769, quando o navegador inglês James Cook realizou sua expedição à Polinésia e registrou o costume em seu diário de bordo: Homens e mulheres pintam seus corpos. Na língua deles, chamam isso de tatau. Injetam pigmento preto sob a pele de tal modo que o traço se torna indelével.

As pessoas também perguntam por: Como surgiu a tatuagem?


Onde dói mais tatuar?

Uma das perguntas mais frequentes que alguém que está a contemplar fazer uma tatuagem faz é: “vai doer”? A resposta é simples: claro que sim. E porquê? Uma tatuagem implica a oscilação de um conjunto de agulhas sobre a pele, que entram e saem rápida e repetidamente da mesma, cerca de 80 a 150 vezes por segundo! Mas espere…antes de desistir da ideia, saiba que o nível de dor também varia consoante cada pessoa, depende do local onde a tatuagem será feita e a sua dimensão, sem esquecer a perícia e a experiência do tatuador.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.