Mão de Fátima
A Mão de Fátima é um símbolo da fé islâmica. É também conhecida como Hamsá, palavra de origem árabe que literalmente significa “cinco”, em referência aos dedos da mão.
Ela é utilizada como um amuleto, simbolizando proteção, poder e força.
Fátima é o nome de uma das filhas do profeta Maomé, cuja veneração no Islamismo se assemelha a da Virgem Maria entre os católicos, sendo conhecida como ”A Senhora das Mulheres do Mundo”.
A imagem da mão geralmente é simétrica, porém, a ilustração do seu centro pode variar, sendo capaz de apresentar o olho (que pode ser o olho grego), o peixe, a pomba ou a estrela de davi.
De Baixo para Cima
No que respeita a sua posição, a Mão de Fátima pode ser encontrada de forma invertida. Embora se desconheça o real motivo desse posicionamento, acredita-se que o mesmo seja uma referência das energias masculina – mão para cima – e feminina – mão para baixo.
Islamismo e Judaísmo
Esse símbolo está associado aos cinco pilares do Islamismo:
- Shahada – afirmação da fé;
- Salat – orações diárias;
- Zakat – dar esmolas;
- Sawm – jejum durante do Ramadão;
- Haji – peregrinação à Meca.
No Judaísmo, esse símbolo serve especialmente como proteção contra o mau-olhado.
Tatuagem
Regra geral, as tatuagens de Mão de Fátima são utilizadas pelas pessoas que pretendem se proteger das energias negativas. Além disso, têm como função carregar um poder mágico tal como um amuleto.
Conheça também:
Tatuagens Significados Mão de Fátima
Mão de Fátima
Fique Sabendo?
O que diz a Bíblia sobre o amor?
As pessoas também perguntam por: Amor segundo a Bíblia
Como evitar que a tatuagem inflame
A inflamação da pele é um processo natural que vai acontecer na maior parte das tatuagem, já que é a forma que a pele tem para reagir às lesões causadas pela agulha e cicatrizar.
No entanto, podem ser evitadas as complicações que levam a que essa inflamação se mantenha por mais tempo ou que volte a a surgir, como a infecção e a alergia.
Para prevenir contra uma sessão dolorosa tatuagem Parte 1
Peça referências e não descanse até encontrar um tatuador com o qual se sinta realmente confortável.
Pode sempre escolher uma zona do corpo à partida menos dolorosa para fazer uma primeira tatuagem, mas se o que realmente quer é tatuar o tornozelo, por exemplo, peça ao tatuador para fazer um ensaio prévio com as agulhas (e sem a tinta!) para ter uma ideia do que vai sentir.
Mentalize-se que a dor faz parte da arte de tatuar, sendo por isso mesmo, e em simultâneo com o seu principal significado, um símbolo de tolerância e paciência.