Mão de Fátima
A Mão de Fátima é um símbolo da fé islâmica. É também conhecida como Hamsá, palavra de origem árabe que literalmente significa “cinco”, em referência aos dedos da mão.
Ela é utilizada como um amuleto, simbolizando proteção, poder e força.
Fátima é o nome de uma das filhas do profeta Maomé, cuja veneração no Islamismo se assemelha a da Virgem Maria entre os católicos, sendo conhecida como ”A Senhora das Mulheres do Mundo”.
A imagem da mão geralmente é simétrica, porém, a ilustração do seu centro pode variar, sendo capaz de apresentar o olho (que pode ser o olho grego), o peixe, a pomba ou a estrela de davi.
De Baixo para Cima
No que respeita a sua posição, a Mão de Fátima pode ser encontrada de forma invertida. Embora se desconheça o real motivo desse posicionamento, acredita-se que o mesmo seja uma referência das energias masculina – mão para cima – e feminina – mão para baixo.
Islamismo e Judaísmo
Esse símbolo está associado aos cinco pilares do Islamismo:
- Shahada – afirmação da fé;
- Salat – orações diárias;
- Zakat – dar esmolas;
- Sawm – jejum durante do Ramadão;
- Haji – peregrinação à Meca.
No Judaísmo, esse símbolo serve especialmente como proteção contra o mau-olhado.
Tatuagem
Regra geral, as tatuagens de Mão de Fátima são utilizadas pelas pessoas que pretendem se proteger das energias negativas. Além disso, têm como função carregar um poder mágico tal como um amuleto.
Conheça também:
Tatuagens Significados Mão de Fátima
Mão de Fátima
Fique Sabendo?
Procedimentos efetuados nos clientes devem estar relatados em ficha de anamnese?
Art. 3º – Os estabelecimentos devem manter ficha cadastral de todos os clientes atendidos, contemplando os seguintes registros:
a) Identificação do cliente: nome completo, data de nascimento, sexo, endereço completo e o número da identidade;
b) Data de atendimento do cliente;
c) Tipo de procedimento realizado com data e local do corpo onde foi realizado o procedimento;
d) Eventos adversos/Intercorrências (alergias, infecções, acidentes e outras);
e) Autorização por escrito dos pais e na falta destes, do responsável legal, em caso de menores de 18 anos de idade, anexada à ficha cadastral;
f) Termo de Consentimento Livre e Esclarecido;
g) Informações dos produtos utilizados no procedimento: • Nome do produto; • Nº. de lote; • Fabricante; • Nº. de registro na Anvisa; • Data de fabricação; • Data de validade; • Data de abertura do frasco.
h) Nome do profissional que realizou o procedimento;
Quem foi o primeiro cara no mundo que fez tatuagem?
As pessoas também perguntam por: A história do primeiro tatuador profissional do mundo, que abriu …
Qual vírus é mais infectante o HIV ou os Vírus das Hepatites B e C?
O vírus da Hepatite B sobrevive no sangue seco, em temperatura ambiente, por pelo menos 7 dias. Ele pode, por exemplo, permanecer em uma gota de sangue na bancada de trabalho caso essa não tenha sido higienizada adequadamente.
O vírus da Hepatite C pode sobreviver na tinta usada para a realização de tatuagens por vários dias. Portanto, é muito importante que a tinta seja de uso individual e as sobras sejam descartadas adequadamente após o uso.