Mão de Fátima

Mao De FatimaA Mão de Fátima é um símbolo da fé islâmica. É também conhecida como Hamsá, palavra de origem árabe que literalmente significa “cinco”, em referência aos dedos da mão.

Ela é utilizada como um amuleto, simbolizando proteção, poder e força.

Fátima é o nome de uma das filhas do profeta Maomé, cuja veneração no Islamismo se assemelha a da Virgem Maria entre os católicos, sendo conhecida como ”A Senhora das Mulheres do Mundo”.

A imagem da mão geralmente é simétrica, porém, a ilustração do seu centro pode variar, sendo capaz de apresentar o olho (que pode ser o olho grego), o peixe, a pomba ou a estrela de davi.

De Baixo para Cima

No que respeita a sua posição, a Mão de Fátima pode ser encontrada de forma invertida. Embora se desconheça o real motivo desse posicionamento, acredita-se que o mesmo seja uma referência das energias masculina – mão para cima – e feminina – mão para baixo.

Islamismo e Judaísmo

Esse símbolo está associado aos cinco pilares do Islamismo:

  • Shahada – afirmação da fé;
  • Salat – orações diárias;
  • Zakat – dar esmolas;
  • Sawm – jejum durante do Ramadão;
  • Haji – peregrinação à Meca.

No Judaísmo, esse símbolo serve especialmente como proteção contra o mau-olhado.

Tatuagem

Regra geral, as tatuagens de Mão de Fátima são utilizadas pelas pessoas que pretendem se proteger das energias negativas. Além disso, têm como função carregar um poder mágico tal como um amuleto.

Conheça também:

Tatuagens Significados Mão de Fátima


Mão de Fátima

Fique Sabendo?


Com o passar do tempo a Tinta muda de cor?

A tinta escolhida para realizar a micropigmentação deve sempre ter em consideração a cor da pele, dos fios da sobrancelha e a cor do cabelo, pelo que se for escolhida corretamente esta irá apenas clarear e desvanecer com o passar do tempo.

É esperado que quando um pigmento é aplicado sobre a pele ele mude ligeiramente de cor, tornando-se um pouco mais escuro nos meses seguintes à aplicação e mais claro com o passar do tempo.


Evitar autuações

Para garantir o direito legal de operar, o estúdio de tatuagem precisa estar dentro das normas de funcionamento. Caso não esteja, é passível de ser fechado ou interditado pelas autoridades competentes.

Isso com certeza mancha sua reputação, fazendo com que as pessoas fiquem receosas de contratar seus serviços futuramente. Para evitar o descrédito, é necessário manter-se sempre dentro das normas.


Os grandes medos

O medo da dor que uma tatuagem supostamente vai infligir está por vezes relacionado com outros receios: o medo de agulhas e/ou de sangue! O primeiro é facilmente resolvido – basta fazer a tatuagem num local onde não está a assistir ao processo ou então não olhar; quanto ao segundo, é muito raro alguém sangrar ao ser tatuado, a não ser que tenha bebido álcool ou tomado aspirina (ou outro medicamento que possa contribuir para a diluição do sangue) imediatamente antes. Para além disso, as agulhas apenas penetram poucos milímetros da pele e, ao longo de toda a sessão, o tatuador limpa vezes sem conta a área de trabalho.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.