O Macaco e seus significados

O macaco é um animal que abrange todas as espécies de primatas ou símios, os seus precursores surgiram por volta de 60 milhões de anos atrás.

Ele simboliza inteligência, agilidade, comicidade, aptidão social, travessura, além de possuir o dom da imitação e a habilidade de resolver problemas.

O Macaco E Seus Significados

Macaco: Significados e Simbolismos

São animais que adoram viver em comunidade, demonstrando compreensão e união. Exercem o hábito da catação, que é o ato de afagar ou catar a pele e os pelos dos membros da sua família. É uma forma de fortalecer os vínculos afetivos e manter a harmonia social.

O Macaco E Seus Significados

Alguns tipos de primatas são muito barulhentos, representando confiança e agressividade ao proteger seu território.

No calendário Maia e Asteca o macaco é patrono de um dos dias. As pessoas que nascem sob o signo desse animal são ótimas em artes no geral: canto, escrita, escultura e artesanato. Ele simboliza bom temperamento, felicidade e é amado por todos, ao mesmo tempo que representa sexualidade ardente.

O Macaco E Seus Significados

Por conta do seu temperamento travesso, muitas vezes explosivo, e das suas atitudes instintivas é símbolo de engano e vaidade no cristianismo. Ele também representa o homem degradado pela luxúria e maldade na iconografia cristã.

Hanuman: Simbologia do Deus-Macaco Hindu

Hanuman é uma das divindades mais populares do hinduísmo, possui o corpo de um humano e a cara e o rabo de um macaco. Simboliza coragem, força, agilidade, perseverança, altruísmo e devoção.

No sânscrito Ramayana, conta-se que Hanuman serviu fielmente ao seu deus pessoal Rama, um avatar do deus Vishnu, na guerra deste contra o deus demônio Ravana.

O Macaco E Seus Significados

Hanuman by sth22art

Ele é um ser heroico, adorado e reverenciado por todo o norte da Índia, representando pura devoção e abnegação do próprio ego. O macaco é considerado pelos indianos um símbolo da alma.

Simbolismo do Macaco para os Chineses

O macaco tem desempenhado um papel significativo na cultura chinesa há pelo menos dois mil anos. É símbolo de boa sorte, sabedoria, agilidade, diversão e espiritualidade. É um dos signos do zodíaco chinês, sendo associado ao símbolo do Ramo Terrestre.

O Rei Macaco (Sun Wukong) é um dos principais personagens da literatura chinesa. Ele faz parte da novela épica do século 16 ,‘’Jornada ao Oeste’’, em que o macaco nasce de uma pedra e adquire poderes sobrenaturais através de práticas taoistas.

O Macaco E Seus Significados

O Rei Macaco e Xuanzang by Tsukioka Yoshitoshi

Na história, o Rei Macaco é aprisionado em uma montanha por Buda e posteriormente acompanha o monge Tang Sanzang ou Xuanzang em uma jornada para recuperar os sutras budistas que estavam no Ocidente.

Esse personagem simboliza força, velocidade, habilidade de se transformar em praticamente tudo, além de ser um lutador nato.

Simbolismo do Macaco no Japão

O macaco está presente na cultura, religião, folclore e arte do povo japonês. Ele afasta os maus espíritos e ajuda as mulheres grávidas na hora do parto. É adorado por todos e simboliza a real sabedoria, o desprendimento e a felicidade.

O Macaco E Seus Significados

”Os três macacos sábios” no templo de Nikko, no Japão by Michael Maggs

Na arte japonesa têm-se os três macacos sábios, no templo de Nikko. Mizaru é o macaco com os olhos tapados, Kikazaru com os ouvidos e Iwazaru com a boca. Eles representam a negação do mal: não olhe para o mal, não escute o mal e não pronuncie o mal.

Simbologia do Macaco para os Egípcios

Para os egípcios, o macaco, principalmente o babuíno, simboliza o sagrado por ter ligação ao deus Thoth e ao sol.

Thoth era patrono dos sábios e letrados, um escriba divino, mas ao mesmo tempo representa agressividade e lascividade enquanto o superior entre os babuínos.

O Macaco para os Ameríndios: Simbolismos

Em diversos mitos ameríndios o macaco simboliza malícia, onde ele esconde a sua sabedoria para levar o homem à devassidão e para sentir o gosto do seu próprio poder.

O Macaco E Seus Significados

O primata é comparado ao Trickster, um herói mitológico dos Índios Winebago da América do Norte. Um ser infantil que utiliza da sua inteligência para pregar peças, desobedecendo as regras e o comportamento convencional.

Ele é um ser que simboliza crueldade, cinismo e insensibilidade, representado pelos índios como um coiote também.

O Macaco na Psicanálise e Sonhos

A psicanálise propõe que os macacos, ao aparecerem nos sonhos, simbolizam indecência, agitação, insolência e vaidade.

É o confronto do homem com o seu semelhante, com o seu ancestral impulsivo, representando uma imagem desprezível daquilo que o homem deve evitar em si mesmo.

O Macaco E Seus Significados

Para outros povos que enxergam o macaco como um animal livre, ele pode simbolizar nos sonhos uma conexão com o divino e com a máxima sabedoria.

Sonhar com macacos é um apelo para o crescimento do ser humano e para o estreitamento da sua ligação com a natureza.

Leia também:

Tatuagens Significados O Macaco e seus significados


O Macaco e seus significados

Fique Sabendo?


O que os psicólogos dizem sobre tatuagens?

Pode ser uma forma de defesa, de pertencimento a um grupo, de reforçar o que pensam sobre algum assunto ou pessoa. O fato é que elas querem chamar atenção para si. Outras pessoas se tatuam nos momentos de muita angústia e sofrimento pessoal. Ainda na abordagem psicológica a é um refúgio inconsciente.

As pessoas também perguntam por: Psicólogo explica porque a tatuagem vai além de um significado ou …


Cuidados com a sua tatuagem

Passado um mês de cicatrização – algumas pessoas podem necessitar de mais tempo – assegure-se que aplica bastante protetor solar na sua tatuagem sempre que estiver ao sol, de forma a evitar o esmorecimento da tatuagem.

Ao primeiro sinal de infecção ou reação alérgica, consulte de imediato um médico.


Onde dói mais e menos Tatuar?

Para ficar com uma ideia da sensibilidade das diferentes zonas do seu corpo que pode estar a contemplar tatuar, faça esta experiência: belisque a zona superior do braço e depois a parte de cima do pé. Dói mais no pé, não é verdade? Regra geral, as zonas com mais músculo e/ou gordura doem bastante menos do que aquelas partes do corpo com uma alta concentração de nervos, com ossos apenas e ainda algumas zonas erógenas.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.