Obelisco

Obelisco

O Obelisco simboliza superioridade, defesa e proteção.

Do grego obeliskos, palavra que significa “pilar”, trata-se de um monumento de origem egípcia. Inicialmente formado de uma única pedra, se apresenta de forma quadrangular e mais afunilada no seu pico, formando uma pirâmide.

Para os egípcios, cujo obelisco mais antigo remonta há cerca de 4 mil anos, o mesmo era erguido em honra de Rá, deus sol, e representava proteção.

Rá é a divindade mais importante da religião egípcia, sendo responsável pela criação de tudo o que existe, inclusive os seres humanos.

O formato desse monumento arquitetônico se assemelha a um raio de sol petrificado, motivo pelo qual o obelisco é o símbolo do deus do sol.

Os obeliscos tinham de ser bastante altos, afinal, os egípcios acreditavam que assim eles eram capazes de atravessar as nuvens com a finalidade de fazer destruir as coisas ruins que se manifestavam em forma de tempestades.

Obeliscos no mundo

Há vários obeliscos em todo o mundo. O maior deles é o Obelisco de Washington. Com cerca de 170 metros de altura, foi construído em homenagem ao primeiro presidente dos Estados Unidos (George Washington).

No Brasil, o maior monumento desse gênero é o Obelisco do Ibirapuera. Símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932, ele mede 72 metros e é o maior monumento da cidade de São Paulo.

Leia também:

Tatuagens Significados Obelisco


Obelisco

Fique Sabendo?


Qualquer pessoa pode ser vacinado contra a Hepatite B?

Sim, a vacina contra Hepatite B está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para as pessoas de todas as idades. Clique aqui para pesquisar as unidades


Cuidados com a sua tatuagem

Passado um mês de cicatrização – algumas pessoas podem necessitar de mais tempo – assegure-se que aplica bastante protetor solar na sua tatuagem sempre que estiver ao sol, de forma a evitar o esmorecimento da tatuagem.

Ao primeiro sinal de infecção ou reação alérgica, consulte de imediato um médico.


Qual é o objetivo da reportagem como surgiu a tatuagem?

É o caso de múmias egípcias do sexo feminino, como a de Amunet, que teria vivido entre 2160 e 1994 a.C. e apresenta traços e pontos inscritos na região abdominal indício de que a , no Egito Antigo, poderia ter relação com cultos à fertilidade. …

As pessoas também perguntam por: Qual é o objetivo da reportagem Como surgiu a tatuagem


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.