Olho Grego

Olho GregoO olho grego simboliza a sorte, a energia positiva, a limpeza, a saúde, a luz, a paz, a proteção, bem como o olhar divino que protege as pessoas contra os males e a inveja.

Também chamado de olho turco, olho místico e olho azul, o Nazar Bancugu – do árabe Nazar, que significa “olhar”, e Bancugu, que significa “conta de rosário” – é um amuleto que absorve as energias negativas, ou seja, limpa e protege contra o mau olhado, a inveja.

Na Turquia, é muito comum as casas e os objetos possuírem esse poderoso amuleto da sorte, sendo que muitas vezes aparece junto a uma ferradura – outro objeto que simboliza a proteção do local e das pessoas que o possuem. As mães turcas protegem seus bebês do chamado “olho gordo”, colocando um olho grego próximo ou nas roupas das crianças.

Muitas culturas utilizam o símbolo do olho grego, mas foi inicialmente a cultura islâmica a propulsora de sua simbologia sendo um objeto indispensável nos rituais de proteção.

Até hoje, todos os países árabes utilizam o olho grego com o mesmo propósito, ou seja, de proteção contra o mal, visto que se tornou um talismã, um amuleto da sorte. Da mesma forma como o olho de Hórus, que é “o olho que tudo vê“, o olho grego simboliza a clarividência.

Representação do Olho Grego

O olho grego geralmente é feito de vidro, tem forma arredondada e é composto das cores azul escuro e azul claro, que simbolizam a cor da limpeza e proteção, e também pela cor branca. Reza a lenda que a cor azul presente no símbolo corresponde à raridade dessa tonalidade nos olhos da população turca, uma vez que a maioria das pessoas possuem olhos escuros.

Por outro lado, também dizem ser azul a cor do mau olhado, por isso o olho grego carrega as cores azuis justamente para neutralizar o efeito do mau olhado. Feito de vidro, o olho grego que filtra as energias negativas, se rompido, perde suas características de proteção, devendo ser substituído por outro.

Conheça outros amuletos.

Tatuagens Significados Olho Grego


Olho Grego

Fique Sabendo?


Por que os profissionais de tatuagem e piercing devem usar o EPI como máscara, avental e luvas?

A aplicação de tatuagem e piercing consiste na pigmentação e perfuração da pele, com resultado permanente, ou seja, rompe barreiras naturais e traz riscos biológicos (infecção por descontinuidade da pele), para o cliente, e para o profissional que pode entrar em contato com o sangue do cliente.

Portanto, os equipamentos de proteção individual-EPI descartáveis são grandes aliados à saúde, pois podem proteger contra esses riscos e prevenir danos à saúde. São eles: avental, luvas, máscaras e óculos de proteção.


Qual o procedimento para fazer assepsia da pele antes de tatuar, maquiagem e piercing?

A antissepsia da pele do cliente deve ser realizada primeiramente com água + sabão. Posteriormente aplicar antisséptico alcoólico (álcool a 70% ou PVPI alcoólico). No caso de implantação de piercings em região de mucosa bucal/genital realizar a antissepsia com clorexidina aquosa.


Qual a importância da higiene e limpeza nos estúdios?

O ato de tatuar deverá ser realizado em local específico, limpo e organizado, que passe por desinfecção (processo físico ou químico que elimina a maioria dos microrganismos patogênicos de objetos inanimados e superfícies, como as bancadas e a cadeira/maca, onde o cliente recebe a tatuagem ou a aplicação de piercing).


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.