Olho Grego

Olho GregoO olho grego simboliza a sorte, a energia positiva, a limpeza, a saúde, a luz, a paz, a proteção, bem como o olhar divino que protege as pessoas contra os males e a inveja.

Também chamado de olho turco, olho místico e olho azul, o Nazar Bancugu – do árabe Nazar, que significa “olhar”, e Bancugu, que significa “conta de rosário” – é um amuleto que absorve as energias negativas, ou seja, limpa e protege contra o mau olhado, a inveja.

Na Turquia, é muito comum as casas e os objetos possuírem esse poderoso amuleto da sorte, sendo que muitas vezes aparece junto a uma ferradura – outro objeto que simboliza a proteção do local e das pessoas que o possuem. As mães turcas protegem seus bebês do chamado “olho gordo”, colocando um olho grego próximo ou nas roupas das crianças.

Muitas culturas utilizam o símbolo do olho grego, mas foi inicialmente a cultura islâmica a propulsora de sua simbologia sendo um objeto indispensável nos rituais de proteção.

Até hoje, todos os países árabes utilizam o olho grego com o mesmo propósito, ou seja, de proteção contra o mal, visto que se tornou um talismã, um amuleto da sorte. Da mesma forma como o olho de Hórus, que é “o olho que tudo vê“, o olho grego simboliza a clarividência.

Representação do Olho Grego

O olho grego geralmente é feito de vidro, tem forma arredondada e é composto das cores azul escuro e azul claro, que simbolizam a cor da limpeza e proteção, e também pela cor branca. Reza a lenda que a cor azul presente no símbolo corresponde à raridade dessa tonalidade nos olhos da população turca, uma vez que a maioria das pessoas possuem olhos escuros.

Por outro lado, também dizem ser azul a cor do mau olhado, por isso o olho grego carrega as cores azuis justamente para neutralizar o efeito do mau olhado. Feito de vidro, o olho grego que filtra as energias negativas, se rompido, perde suas características de proteção, devendo ser substituído por outro.

Conheça outros amuletos.

Tatuagens Significados Olho Grego


Olho Grego

Fique Sabendo?


O que é tatuagem e qual sua origem?

A é uma prática vastamente difundida no Japão desde o século 5 antes de Cristo. Usada para o embelezamento do corpo ou para marcar criminosos, a arte chegou a ser proibida em 1870.

As pessoas também perguntam por: Você sabe quais são as origens da tatuagem?


Aplicação de tatuagem e piercing quais os riscos de contaminação cruzada?

As práticas de aplicação de tatuagem (denominadas de pigmentação definitiva da pele) apresentam procedimentos invasivos, ou seja, durante os procedimentos, a agulha penetra a pele e entra em contato com sangue e outros fluidos corporais. Com isso, corre-se o risco de transmissão de doenças que, muitas vezes, nem apresentam cura, como herpes ou até mesmo AIDS.

É claro que essa transmissão só acontece se as agulhas forem usadas em mais de uma pessoa ou se o material utilizado pelo profissional não for esterilizado, o mesmo acontece com a reutilização das tintas por clientes diferentes. Portanto, os profissionais de tatuagem e piercing necessitam do conhecimento específico de técnicas de antissepsia.

Ressalta-se que a contaminação cruzada ainda pode ocorrer pelo uso compartilhado do bastão usado para a transferência do desenho na pele, lâminas para a raspagem dos pelos e pela higienização inadequada ou Procedimentos insuficiente das bancadas de trabalho, onde ficam as ferramentas de trabalho do tatuador.

Outro cuidado que o profissional deve ter, para impedir a contaminação cruzada, é com a lavagem das mãos, no mínimo, antes e depois do procedimento realizado em cada cliente.

ATENÇÃO: Todo o material que penetre a pele do usuário e entre em contato com sangue deve ser descartável ou deverá passar por processo de esterilização, conforme o Manual de Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos


Quais as outras vacinas indicadas para os profissionais de tatuagem e piercing?

O calendário de vacina do Programa Nacional de Imunização por faixa de idade está disponível no site da COVISA.

As vacinas são encontradas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Procure a unidade mais próxima da sua residência ou trabalho.

Para que a pessoa seja considerada imunizada é necessário receber todas as doses indicadas no esquema de imunização.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.