Om

OmO Om, ou Aum, é o mais significativo mantra da tradição indiana. Ele aparece no início e no fim de cada oração pronunciada no Hinduísmo, tal como de forma semelhante os cristãos dizem a palavra hebraica Amen no fim das preces litúrgicas. Muitas crenças acreditam que o fato de expressá-lo torna as pessoas divinas.

Além de ser o primeiro mantra – sílaba ou frase sagrada que tem poderes divinos – é o som mais poderoso, uma vez que representa o sopro criador presente na criação do universo. Nele está contido todos os outros sons, palavras e mantras.

Hinduísmo

No Hinduísmo o som é o próprio Deus. Os mantras são, assim, mágicos, e dele decorrem a origem de todas as coisas.

O trino Aum, que é a decomposição do som Om, representa essência, atividade e inércia. Ao importante mantra se acresce a simbologia do trinário para os hindus:

  • Brama, Vixnu e Shiva (principais deuses da fé hindu);
  • Materialidade, energia, essencialidade (qualidades cósmicas);
  • Terra, espaço e céu (três mundos); corpo, pensamento e alma (composição humana).

Tatuagem

Quem escolhe a representação da sílaba Om pretende demonstrar que acredita na força desse mantra, que é a base de toda a existência humana.

Não há locais de predileção, nem predominância entre os gêneros masculino e feminino.

Ioga

Esse mantra é pronunciado com frequência na prática do ioga. O objetivo é atingir um estado perfeito através da meditação, de modo que Om auxilia nesse propósito, acreditando-se que o mesmo atue como um protetor da mente.

Conheça também mais Símbolos do Hinduísmo e Símbolos Indianos.

Tatuagens Significados Om


Om

Fique Sabendo?


Aplicação de tatuagem e piercing quais os riscos de contaminação cruzada?

As práticas de aplicação de tatuagem (denominadas de pigmentação definitiva da pele) apresentam procedimentos invasivos, ou seja, durante os procedimentos, a agulha penetra a pele e entra em contato com sangue e outros fluidos corporais. Com isso, corre-se o risco de transmissão de doenças que, muitas vezes, nem apresentam cura, como herpes ou até mesmo AIDS.

É claro que essa transmissão só acontece se as agulhas forem usadas em mais de uma pessoa ou se o material utilizado pelo profissional não for esterilizado, o mesmo acontece com a reutilização das tintas por clientes diferentes. Portanto, os profissionais de tatuagem e piercing necessitam do conhecimento específico de técnicas de antissepsia.

Ressalta-se que a contaminação cruzada ainda pode ocorrer pelo uso compartilhado do bastão usado para a transferência do desenho na pele, lâminas para a raspagem dos pelos e pela higienização inadequada ou Procedimentos insuficiente das bancadas de trabalho, onde ficam as ferramentas de trabalho do tatuador.

Outro cuidado que o profissional deve ter, para impedir a contaminação cruzada, é com a lavagem das mãos, no mínimo, antes e depois do procedimento realizado em cada cliente.

ATENÇÃO: Todo o material que penetre a pele do usuário e entre em contato com sangue deve ser descartável ou deverá passar por processo de esterilização, conforme o Manual de Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos


Por que devem utilizar apenas material descartável, esterilizado e produtos com registro na ANVISA?

Os materiais utilizados em tatuagem, pelo contato direto com o sangue durante o procedimento, devem ser descartáveis ou esterilizados.

Todos oferecem risco à saúde e, devido a isso, necessitam atender normativas específicas para garantir a segurança na sua utilização, principalmente por se tratar de produtos implantáveis, como as tintas de tatuagem, as quais são classificadas como Alto Risco, do mesmo modo que os marca-passos e os implantes ortopédicos.


O que acontece se eu machucar a tatuagem?

Assim como qualquer machucado na pele, a também fica inchada nos primeiros dias. Isso devido a todo o processo de lesionar a região para injetar o pigmento e gravar o desenho.

As pessoas também perguntam por: 5 coisas que podem acontecer com sua tatuagem nos primeiros dias!


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.