Paixão
Derivado da palavra grega pathos, a paixão significa excesso, sofrimento, assim como no latim a palavra paixão também deriva de passus, que designa sofrer. Como representação de um sentimento intenso, a paixão tem a sua iconografia relacionada ao imaginário amoroso. No entanto, a paixão é tida como um estado de emoção agudo, sendo bastante associada à atração, ao desejo sexual, à luxúria e ao romance.
A paixão é comumente descrita como um desejo desmedido e desenfreado, um sentimento que afasta a racionalidade e que cria uma oscilação entre aquilo que real e ilusório. A paixão remete à impulsividade, à ardência, à inquietação e a sentimentos acentuados. A paixão instaura, portanto, uma dualidade entre o corpo e a alma, e uma relação quase intrínseca entre o prazer e a dor.
Na mitologia greco-romana, Afrodite, Vênus, Eros e o Cupido são os deuses que representam tanto o amor como a paixão e o erotismo.
Visualmente, a paixão é simbolizada pela cor vermelha, pelo fogo, pela imagem de um coração, ou pelo cupido. Rosas vermelhas são também frequentemente associadas à paixão.
Assim como o amor, a paixão também é tema de muitas reflexões e textos filosóficos, literários, e um tema recorrente também na psicanálise. A paixão é, em alguns casos, considerada inclusive uma patologia derivada do sentimento amoroso, chegando a um estado de desejo constante e até obsessivo.
Conheça também simbologia de Amor.
Tatuagens Significados Paixão
Paixão
Fique Sabendo?
Conheça as normas da Anvisa para estúdios de tatuagem
Assim, os estúdios recebem cada vez mais clientes interessados em se tatuar. No entanto, para assegurar ao público as boas condições de funcionamento, é necessário seguir as normas da Anvisa, que regulamentam esses espaços.
Quer saber quais são essas normas? Fique conosco e vamos esclarecer tudo sobre o assunto!
O que fazer com a tatuagem na hora de dormir?
As pessoas também perguntam por: Guia da Tattoo: Cuidados Pós-Tatuagem – Virou Tendência
Quem não pode fazer tatuagem?
As pessoas também perguntam por: Tatuagens podem causar alergias e doenças? Veja mitos e verdades