Pomba

PombaA pomba é o simbolo universal da paz. Além de paz, simboliza pureza, simplicidade, harmonia, esperança e felicidade reencontrada.

Na esfera cultural, a pomba simboliza a sublimação do instinto animal. Numa perspectiva pagã, a pomba também simboliza pureza, referindo-se à pureza do amor, mas por complementaridade se associa ao amor carnal e aos instintos sexuais.

A pomba é a ave que aparece associada à imagem de Afrodite e Eros, simbolizando a realização amorosa e dos desejos dos amantes.

Representa, portanto, aquilo que o homem possui de imperecível e impalpável, um princípio vital, a alma, a essência do amor. É o símbolo do amor, sobretudo quando representado através de um casal de pombos.

Pomba da Paz

A origem do uso cristão da imagem da pomba branca como símbolo da paz e esperança provém de uma passagem bíblica do Antigo Testamento. Após o dilúvio, Noé soltou uma pomba encarregando-a de encontrar terra firme.

Após a sua viagem, ela retorna trazendo um ramo de oliveira, através do qual avisa Noé que o dilúvio havia baixado e que havia terra e esperança para o homem.

É por isso que a pomba também é uma mensageira de boas notícias.

Pomba do Espírito Santo

Na mitologia judaico-cristã, a pomba é o principal símbolo do Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).

Isso porque, de acordo com a Bíblia, quando Jesus foi batizado, o Espírito Santo desceu sobre ele na forma de pomba.

Pomba Branca

A pomba branca é mais comumente usada na iconografia cristã devido à sua brancura imaculada. A representação da pomba saindo do corpo de São Policarpo depois de sua morte, por exemplo, simboliza a sublimação da vida, da existência corpórea à existência espiritual.

Leia também:

Tatuagens Significados Pomba


Pomba

Fique Sabendo?


Aplicação de tatuagem e piercing quais os riscos de contaminação cruzada?

As práticas de aplicação de tatuagem (denominadas de pigmentação definitiva da pele) apresentam procedimentos invasivos, ou seja, durante os procedimentos, a agulha penetra a pele e entra em contato com sangue e outros fluidos corporais. Com isso, corre-se o risco de transmissão de doenças que, muitas vezes, nem apresentam cura, como herpes ou até mesmo AIDS.

É claro que essa transmissão só acontece se as agulhas forem usadas em mais de uma pessoa ou se o material utilizado pelo profissional não for esterilizado, o mesmo acontece com a reutilização das tintas por clientes diferentes. Portanto, os profissionais de tatuagem e piercing necessitam do conhecimento específico de técnicas de antissepsia.

Ressalta-se que a contaminação cruzada ainda pode ocorrer pelo uso compartilhado do bastão usado para a transferência do desenho na pele, lâminas para a raspagem dos pelos e pela higienização inadequada ou Procedimentos insuficiente das bancadas de trabalho, onde ficam as ferramentas de trabalho do tatuador.

Outro cuidado que o profissional deve ter, para impedir a contaminação cruzada, é com a lavagem das mãos, no mínimo, antes e depois do procedimento realizado em cada cliente.

ATENÇÃO: Todo o material que penetre a pele do usuário e entre em contato com sangue deve ser descartável ou deverá passar por processo de esterilização, conforme o Manual de Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos


Para prevenir contra uma sessão dolorosa tatuagem Parte 1

Descubra tudo o que puder sobre tatuagem – quanto mais bem informado estiver, mais preparado estará na hora da verdade.

Peça referências e não descanse até encontrar um tatuador com o qual se sinta realmente confortável.

Pode sempre escolher uma zona do corpo à partida menos dolorosa para fazer uma primeira tatuagem, mas se o que realmente quer é tatuar o tornozelo, por exemplo, peça ao tatuador para fazer um ensaio prévio com as agulhas (e sem a tinta!) para ter uma ideia do que vai sentir.

Mentalize-se que a dor faz parte da arte de tatuar, sendo por isso mesmo, e em simultâneo com o seu principal significado, um símbolo de tolerância e paciência.


Como as tatuagens eram feitas antigamente?

As primeiras feitas, principalmente, por meio do uso de instrumentos feitos de ossos e aplicação de tinta vegetal nas camadas mais superficiais da pele, numa técnica muito parecida com a Stick and Poke Tattoo, cada dia mais popular na atualidade.

As pessoas também perguntam por: Conheça a história da tatuagem e sua evolução


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.