Ptah

PtahPtah é uma divindade egípcia, que é considerado o construtor do mundo e dispensador da vida. Ele personifica a força criadora através de suas mãos que representam o poder da criação. Os egípcios acreditam que esse deus é o responsável pela formação do céu e da Terra.

Poderá ter surgido em Ptah a ideia de que Deus é o grande arquiteto; motivo pelo qual ele é popular entre os maçônicos. Assim, atribui-se à Ptah a proteção dos pedreiros, dos carpinteiros, dos pintores, entre outros.

Esse deus que, junto com Sekhmet e Nefertum, forma a trindade Mênfis – cidade do Antigo Egito – costuma ser representado segurando um bastão com um ankh, que é a cruz egípcia (para esse povo, a própria chave da vida, a eternidade). Seu animal simbólico é o escaravelho.

Pai de Nefertum e de Maahes, Ptah teria sido casado com Sekhmet e foi um grande defensor do Egito. Curiosamente, o nome do país decorre da pronúncia grega da palavra Egyptian, que é “Hwt-Ka-Ptah”, cujo significado é “casa do espírito de Ptah”.

Segundo a lenda, Ptah teria salvado a antiga cidade do Baixo Egito Pelúsio ordenando que vermes comessem as armas dos inimigos assírios impedindo, desta forma, a sua invasão.

Leia também Símbolos Egípcios.

Tatuagens Significados Ptah


Ptah

Fique Sabendo?


Profissionais que trabalham informalmente em suas residências, os procedimentos de higiene são os mesmos?

Não há diferenciação alguma para os profissionais que trabalham em suas residências, uma vez que o risco sanitário está atrelado às práticas realizadas pelos tatuadores e body piercing e não pelo local de trabalho.

Portanto, para que o profissional possa proceder com a aplicação de tatuagem e piercing no ambiente domiciliar, é necessário que a estrutura e os procedimentos realizados sigam todas as medidas de controle de risco e de infecção descritas pela Referência Técnica para o Funcionamento de Serviços de Tatuagem e Piercing – ANVISA, 2009.

Mesmo nesses casos é necessária a solicitação de Licença de Funcionamento Sanitária, o CMVS, como MEI, devendo ser franqueado/ autorizado o acesso das Autoridades Sanitárias, nos casos de inspeção sanitária para liberação da licença


O que é tatuagem e qual sua origem?

A é uma prática vastamente difundida no Japão desde o século 5 antes de Cristo. Usada para o embelezamento do corpo ou para marcar criminosos, a arte chegou a ser proibida em 1870.

As pessoas também perguntam por: Você sabe quais são as origens da tatuagem?


Aplicação de tatuagem e piercing quais os riscos de contaminação cruzada?

As práticas de aplicação de tatuagem (denominadas de pigmentação definitiva da pele) apresentam procedimentos invasivos, ou seja, durante os procedimentos, a agulha penetra a pele e entra em contato com sangue e outros fluidos corporais. Com isso, corre-se o risco de transmissão de doenças que, muitas vezes, nem apresentam cura, como herpes ou até mesmo AIDS.

É claro que essa transmissão só acontece se as agulhas forem usadas em mais de uma pessoa ou se o material utilizado pelo profissional não for esterilizado, o mesmo acontece com a reutilização das tintas por clientes diferentes. Portanto, os profissionais de tatuagem e piercing necessitam do conhecimento específico de técnicas de antissepsia.

Ressalta-se que a contaminação cruzada ainda pode ocorrer pelo uso compartilhado do bastão usado para a transferência do desenho na pele, lâminas para a raspagem dos pelos e pela higienização inadequada ou Procedimentos insuficiente das bancadas de trabalho, onde ficam as ferramentas de trabalho do tatuador.

Outro cuidado que o profissional deve ter, para impedir a contaminação cruzada, é com a lavagem das mãos, no mínimo, antes e depois do procedimento realizado em cada cliente.

ATENÇÃO: Todo o material que penetre a pele do usuário e entre em contato com sangue deve ser descartável ou deverá passar por processo de esterilização, conforme o Manual de Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.