Ptah
Ptah é uma divindade egípcia, que é considerado o construtor do mundo e dispensador da vida. Ele personifica a força criadora através de suas mãos que representam o poder da criação. Os egípcios acreditam que esse deus é o responsável pela formação do céu e da Terra.
Poderá ter surgido em Ptah a ideia de que Deus é o grande arquiteto; motivo pelo qual ele é popular entre os maçônicos. Assim, atribui-se à Ptah a proteção dos pedreiros, dos carpinteiros, dos pintores, entre outros.
Esse deus que, junto com Sekhmet e Nefertum, forma a trindade Mênfis – cidade do Antigo Egito – costuma ser representado segurando um bastão com um ankh, que é a cruz egípcia (para esse povo, a própria chave da vida, a eternidade). Seu animal simbólico é o escaravelho.
Pai de Nefertum e de Maahes, Ptah teria sido casado com Sekhmet e foi um grande defensor do Egito. Curiosamente, o nome do país decorre da pronúncia grega da palavra Egyptian, que é “Hwt-Ka-Ptah”, cujo significado é “casa do espírito de Ptah”.
Segundo a lenda, Ptah teria salvado a antiga cidade do Baixo Egito Pelúsio ordenando que vermes comessem as armas dos inimigos assírios impedindo, desta forma, a sua invasão.
Leia também Símbolos Egípcios.
Tatuagens Significados Ptah
Ptah
Fique Sabendo?
Profissionais que trabalham informalmente em suas residências, os procedimentos de higiene são os mesmos?
Portanto, para que o profissional possa proceder com a aplicação de tatuagem e piercing no ambiente domiciliar, é necessário que a estrutura e os procedimentos realizados sigam todas as medidas de controle de risco e de infecção descritas pela Referência Técnica para o Funcionamento de Serviços de Tatuagem e Piercing – ANVISA, 2009.
Mesmo nesses casos é necessária a solicitação de Licença de Funcionamento Sanitária, o CMVS, como MEI, devendo ser franqueado/ autorizado o acesso das Autoridades Sanitárias, nos casos de inspeção sanitária para liberação da licença
O que é tatuagem e qual sua origem?
As pessoas também perguntam por: Você sabe quais são as origens da tatuagem?
Aplicação de tatuagem e piercing quais os riscos de contaminação cruzada?
É claro que essa transmissão só acontece se as agulhas forem usadas em mais de uma pessoa ou se o material utilizado pelo profissional não for esterilizado, o mesmo acontece com a reutilização das tintas por clientes diferentes. Portanto, os profissionais de tatuagem e piercing necessitam do conhecimento específico de técnicas de antissepsia.
Ressalta-se que a contaminação cruzada ainda pode ocorrer pelo uso compartilhado do bastão usado para a transferência do desenho na pele, lâminas para a raspagem dos pelos e pela higienização inadequada ou Procedimentos insuficiente das bancadas de trabalho, onde ficam as ferramentas de trabalho do tatuador.
Outro cuidado que o profissional deve ter, para impedir a contaminação cruzada, é com a lavagem das mãos, no mínimo, antes e depois do procedimento realizado em cada cliente.
ATENÇÃO: Todo o material que penetre a pele do usuário e entre em contato com sangue deve ser descartável ou deverá passar por processo de esterilização, conforme o Manual de Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos