São Valentim

Sao ValentimA história de São Valentim faz parte do imaginário e da simbologia do amor em muitas culturas orientais e ocidentais. Enquanto no Brasil o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho – véspera do dia de Santo Antônio, que segundo a tradição cristã é o santo casamenteiro – no hemisfério norte a data é comemorada no Dia de São Valentim, dia 14 de fevereiro, que é a data de sua morte.

História

Segundo a lenda, para expandir o Império Romano, o imperador Cláudio II proibiu que os homens se casassem, pois sendo solteiros era obrigados a partir em combate. Mas Valentim, um sacerdote cristão que acredita-se ter vivido no século II d.C, continuou a realizar clandestinamente casamentos de casais apaixonados. Descoberto pelo imperador, Valentim foi condenado à morte e decapitado.

Enquanto esteve preso, Valentim recebia cartas de jovens apaixonados e flores, como demonstração de devoção. Acredita-se que o sacerdote Valentim apaixonou-se por uma jovem cega, que após receber dele uma carta de amor voltou a enxergar, tendo sido a partir daí considerado santo. No entanto, a existência de São Valentim nunca foi historicamente comprovada.

As flores e os casais de aves são símbolos do amor romântico e do Dia de São Valentim, assim como as cartas de amor que passaram a fazer parte do imaginário e do comportamento amoroso.

Que tal agora ver as simbologias do Cupido e também do Amor?

Tatuagens Significados São Valentim


São Valentim

Fique Sabendo?


Procedimentos efetuados nos clientes devem estar relatados em ficha de anamnese?

Devem seguir as orientações do modelo da Referência Técnica para o Funcionamento de Serviços de Tatuagem e Piercing – ANVISA, 2009.

Art. 3º – Os estabelecimentos devem manter ficha cadastral de todos os clientes atendidos, contemplando os seguintes registros:

a) Identificação do cliente: nome completo, data de nascimento, sexo, endereço completo e o número da identidade;
b) Data de atendimento do cliente;
c) Tipo de procedimento realizado com data e local do corpo onde foi realizado o procedimento;
d) Eventos adversos/Intercorrências (alergias, infecções, acidentes e outras);
e) Autorização por escrito dos pais e na falta destes, do responsável legal, em caso de menores de 18 anos de idade, anexada à ficha cadastral;
f) Termo de Consentimento Livre e Esclarecido;
g) Informações dos produtos utilizados no procedimento: • Nome do produto; • Nº. de lote; • Fabricante; • Nº. de registro na Anvisa; • Data de fabricação; • Data de validade; • Data de abertura do frasco.
h) Nome do profissional que realizou o procedimento;


Cadastro de clientes

O cadastro de clientes é uma ferramenta indispensável para garantir a segurança do tatuado em longo prazo. Ele permite consulta em algum caso que necessite das informações do que foi feito ao longo do procedimento.

Existem exigências acerca do que deve conter o cadastro. Elas são:

dados de identificação do cliente: nome, telefone, endereço, data de nascimento e número do documento;
dados do procedimento: data de realização, local do corpo, reações adversas ocorridas e nome do profissional que executou a tatuagem.
informações sobre os produtos utilizados: nome do produto, lote, fabricante, data de fabricação e validade, número de registro da Anvisa, data de abertura do frasco;
termo de consentimento da tatuagem assinado pelo cliente;
para menores de idade, autorização por escrito dos responsáveis consentindo a tatuagem. No documento, devem estar anexadas a cópia da carteira de identidade do responsável e a cópia do documento de identificação ou certidão de nascimento do menor.


Como lavar uma tatuagem nova?

A região em que o desenho se encontra deve ser lavada com sabonete neutro e água em temperatura ambiente, no máximo morna. Nos primeiros dias é recomendado lavá-la de duas a três vezes, para evitar contaminação. Depois pode focar na limpeza apenas durante o banho, mas sempre tendo o cuidado com a temperatura da água.

As pessoas também perguntam por: Como cuidar da tatuagem? Descubra 8 dicas essenciais para seguir


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.