Símbolo da Arquitetura

Simbolo ArquiteturaO Símbolo da Arquitetura é constituído de dois elementos principais que se conjugam. De um lado, um esquadro, e de outro, um compasso, formando uma espécie de retângulo. Tanto um como o outro, simbolizam a Céu e a Terra.

O compasso é posicionado de modo a representar o seu traçado circular, remetendo à abóbada celeste, já o esquadro simboliza as coisas fixas da Terra.

O compasso simboliza a construção da perfeição, pois ele serve para desenhar a figura mais perfeita de todas, que é o círculo. Além disso, simboliza a justiça e a precisão.

O compasso simboliza também o olho de Deus, que vive dentro do coração e do espírito humano. Representa, portanto, a inteligência divina ao serviço do homem.

O esquadro representa os conhecimentos terrestres e humanos e os alicerces da vida. O esquadro simboliza, assim, a ação material do homem sobre a natureza.

No campo da Arquitetura, o esquadro é usado para traçar as bases do trabalho, pois uma obra não se inicia pelo telhado. Ou seja, o esquadro confere o suporte para aquilo que o compasso vai criar.

A união entre esquadro e compasso remete à cosmogonia e aos mistérios entre o terrestre e o celeste.

A letra G, que aparece no meio do emblema, simboliza a geometria e a ordem do cosmo, remetendo a um nível de consciência, conhecimento e racionalização elevado.

No anel de formatura do arquiteto há uma safira azul, que simboliza a pedra celeste. O azul simboliza todas as atividades criadoras.

O Dia do Arquiteto é comemorado em 15 de dezembro.

Curiosamente, o símbolo da arquitetura é também um dos símbolos maçônicos. Para saber mais, veja Símbolos da Maçonaria e Símbolo da Administração.

Tatuagens Significados Símbolo da Arquitetura


Símbolo da Arquitetura

Fique Sabendo?


As Hepatites Virais B e C são transmitidas através do compartilhamento de talheres e copos?

Não, as Hepatites Virais B e C não são transmitidas através do compartilhamentos de talheres, pratos, copos nem através de aperto de mão, abraço ou beijo.


Os grandes medos

O medo da dor que uma tatuagem supostamente vai infligir está por vezes relacionado com outros receios: o medo de agulhas e/ou de sangue! O primeiro é facilmente resolvido – basta fazer a tatuagem num local onde não está a assistir ao processo ou então não olhar; quanto ao segundo, é muito raro alguém sangrar ao ser tatuado, a não ser que tenha bebido álcool ou tomado aspirina (ou outro medicamento que possa contribuir para a diluição do sangue) imediatamente antes. Para além disso, as agulhas apenas penetram poucos milímetros da pele e, ao longo de toda a sessão, o tatuador limpa vezes sem conta a área de trabalho.


É pecado fazer tatuagem Igreja Católica?

Sim, há exageros, mas hoje vejo alguns… bom, pode haver um problema de exagero, mas não um problema com as em si. O Pontífice destacou a necessidade de os sacerdotes entenderem que, de modo geral, a representa um pertencimento de um indivíduo em determinado grupo ou comunidade.

As pessoas também perguntam por: Papa Francisco diz a jovens padres para não terem ‘medo de tatuagens …


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.