Símbolo da Farmácia

Simbolo Da FarmaciaO Símbolo da Farmácia é representado por uma taça entrelaçada por uma serpente. Enquanto o significado da taça é a cura, o significado da serpente é a ciência e o renascimento. A serpente também pode representar a cicatrização em oposição ao veneno.

A origem desse símbolo é mitológica. Segundo a história grega, narrada na Antiguidade, Asclépio era um centauro que teria aprendido rapidamente os conhecimentos acerca da cura que lhe haviam sido transmitidos pelo seu mestre Quíron.

Asclépio se tornou o deus da cicatrização. Ele tinha como símbolo um bastão envolto por uma cobra, o qual é o símbolo da Medicina, conhecido como o Bastão de Asclépio.

Todavia, Zeus – o deus dos deuses – não aceitou tamanha autoridade de Asclépio que, segundo a fama, era capaz de ressuscitar as pessoas. Zeus, então, mata o deus da Medicina com o intuito de reafirmar o seu poder.

Uma das filhas de Asclépio era a deusa da saúde e também da higiene. Hígia, como se chamava, tinha como símbolo uma taça e, ao assumir o legado do pai após a sua morte, aderiu também à serpente.

Por esse motivo, o símbolo da farmácia é o resultado da junção dos símbolos de Asclépio (cobra) e Hígia (taça).

Uma letra R maiúscula cortada é um símbolo utilizado na medicina e na farmácia. Trata-se de uma abreviatura da palavra receita, em latim, e costuma ser utilizada pelos médicos para sinalizar a forma como os medicamentos deve ser administrados.

Saiba mais! Leia:

Tatuagens Significados Símbolo da Farmácia


Símbolo da Farmácia

Fique Sabendo?


Qual é o objetivo da reportagem como surgiu a tatuagem?

É o caso de múmias egípcias do sexo feminino, como a de Amunet, que teria vivido entre 2160 e 1994 a.C. e apresenta traços e pontos inscritos na região abdominal indício de que a , no Egito Antigo, poderia ter relação com cultos à fertilidade. …

As pessoas também perguntam por: Qual é o objetivo da reportagem Como surgiu a tatuagem


Aplicação de tatuagem e piercing quais os riscos de contaminação cruzada?

As práticas de aplicação de tatuagem (denominadas de pigmentação definitiva da pele) apresentam procedimentos invasivos, ou seja, durante os procedimentos, a agulha penetra a pele e entra em contato com sangue e outros fluidos corporais. Com isso, corre-se o risco de transmissão de doenças que, muitas vezes, nem apresentam cura, como herpes ou até mesmo AIDS.

É claro que essa transmissão só acontece se as agulhas forem usadas em mais de uma pessoa ou se o material utilizado pelo profissional não for esterilizado, o mesmo acontece com a reutilização das tintas por clientes diferentes. Portanto, os profissionais de tatuagem e piercing necessitam do conhecimento específico de técnicas de antissepsia.

Ressalta-se que a contaminação cruzada ainda pode ocorrer pelo uso compartilhado do bastão usado para a transferência do desenho na pele, lâminas para a raspagem dos pelos e pela higienização inadequada ou Procedimentos insuficiente das bancadas de trabalho, onde ficam as ferramentas de trabalho do tatuador.

Outro cuidado que o profissional deve ter, para impedir a contaminação cruzada, é com a lavagem das mãos, no mínimo, antes e depois do procedimento realizado em cada cliente.

ATENÇÃO: Todo o material que penetre a pele do usuário e entre em contato com sangue deve ser descartável ou deverá passar por processo de esterilização, conforme o Manual de Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos


Tipos de Micropigmentação

Existem dois tipos de micropigmentação indicados para diferentes casos, que incluem:

Sombreamento: indicado para casos onde quase não existem fios na sobrancelha, sendo necessário desenhar e cobrir toda a extensão da sobrancelha;

Fio a Fio: este tipo de micropigmentação é mais indicado para os casos onde existem fios nas sobrancelhas, sendo apenas necessário melhorar o seu contorno, evidenciar o seu arco ou tapar falhas.

O tipo de micropigmentação a utilizar deve ser indicado pelo profissional que faz o tratamento, assim como deve ser avaliada qual a cor indicada e mais natural.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.