Símbolo da Fisioterapia
A fisioterapia é representada por duas serpentes verdes entrelaçadas em um raio dourado gravadas em um camafeu – uma pedra semi preciosa cuja utilização tem origem na Antiguidade.
De acordo com a resolução do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO esses elementos compõem o símbolo oficial da fisioterapia desde 2002, cujos significados são:
Serpentes
A serpente representa a força vital, o rejuvenescimento, a renovação, bem como a sabedoria.
Importa referir que Asclépio – deus da cicatrização, ou da própria medicina – aprendeu rapidamente a ciência com o seu mestre Quíron e se destacou em relação ao seu mestre, motivo pelo qual o seu bastão é também envolvido por uma serpente. Assim, esse réptil está presente nos símbolos ligados à saúde, tal como enfermagem e farmácia.
Numa referência à medicação, o veneno da serpente tanto pode matar, como tem a capacidade de curar. Além disso, o fato de a serpente trocar de pele durante sua vida faz com que ela carregue atributos de regeneração.
Raio
O raio é um instrumento divino; aquilo que ele atinge é considerado sagrado. Ele ilumina e, desse modo, representa as atitudes tomadas de forma consciente.
O raio simboliza, ainda, as forças do inconsciente, de forma semelhante ao tridente constante no símbolo da psicologia. Nesse sentido, entre outros, ele simboliza a inércia, o movimento e o equilíbrio.
Leia também:
Tatuagens Significados Símbolo da Fisioterapia
Símbolo da Fisioterapia
Fique Sabendo?
Onde devem ser descartados os materiais com fluidos sanguíneos ou saliva? Lixo comum?
Procedimentos efetuados nos clientes devem estar relatados em ficha de anamnese?
Art. 3º – Os estabelecimentos devem manter ficha cadastral de todos os clientes atendidos, contemplando os seguintes registros:
a) Identificação do cliente: nome completo, data de nascimento, sexo, endereço completo e o número da identidade;
b) Data de atendimento do cliente;
c) Tipo de procedimento realizado com data e local do corpo onde foi realizado o procedimento;
d) Eventos adversos/Intercorrências (alergias, infecções, acidentes e outras);
e) Autorização por escrito dos pais e na falta destes, do responsável legal, em caso de menores de 18 anos de idade, anexada à ficha cadastral;
f) Termo de Consentimento Livre e Esclarecido;
g) Informações dos produtos utilizados no procedimento: • Nome do produto; • Nº. de lote; • Fabricante; • Nº. de registro na Anvisa; • Data de fabricação; • Data de validade; • Data de abertura do frasco.
h) Nome do profissional que realizou o procedimento;
É possível tatuar a língua?
As pessoas também perguntam por: Tatuagem na língua