Símbolo da Fisioterapia
A fisioterapia é representada por duas serpentes verdes entrelaçadas em um raio dourado gravadas em um camafeu – uma pedra semi preciosa cuja utilização tem origem na Antiguidade.
De acordo com a resolução do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO esses elementos compõem o símbolo oficial da fisioterapia desde 2002, cujos significados são:
Serpentes
A serpente representa a força vital, o rejuvenescimento, a renovação, bem como a sabedoria.
Importa referir que Asclépio – deus da cicatrização, ou da própria medicina – aprendeu rapidamente a ciência com o seu mestre Quíron e se destacou em relação ao seu mestre, motivo pelo qual o seu bastão é também envolvido por uma serpente. Assim, esse réptil está presente nos símbolos ligados à saúde, tal como enfermagem e farmácia.
Numa referência à medicação, o veneno da serpente tanto pode matar, como tem a capacidade de curar. Além disso, o fato de a serpente trocar de pele durante sua vida faz com que ela carregue atributos de regeneração.
Raio
O raio é um instrumento divino; aquilo que ele atinge é considerado sagrado. Ele ilumina e, desse modo, representa as atitudes tomadas de forma consciente.
O raio simboliza, ainda, as forças do inconsciente, de forma semelhante ao tridente constante no símbolo da psicologia. Nesse sentido, entre outros, ele simboliza a inércia, o movimento e o equilíbrio.
Leia também:
Tatuagens Significados Símbolo da Fisioterapia
Símbolo da Fisioterapia
Fique Sabendo?
Qual foi a primeira múmia descoberta?
As pessoas também perguntam por: Cientistas da Polônia descobrem a primeira múmia egípcia grávida
É necessário manter notas fiscais dos produtos comprados?
Você sabe que não se pode produzir máquinas para tatuagem artesanalmente?
As máquinas necessitam da liberação da ANVISA para poderem ser comercializadas e essa liberação somente acontece quando os fabricantes ou importadores atendem as exigências contidas nas normativas sanitárias vigentes e se regularizam através das licenças sanitárias emitidas.