Símbolo da Libra Esterlina £

O símbolo da Libra Esterlina (£) ou Pound Sterling em inglês formal, representa a letra maiúscula ‘’L’’ com um traço horizontal que significa uma abreviatura, a qual não se sabe ao certo quando foi traçada.

O símbolo (£) ganhou o sentido de ‘’L’’, pois foi baseado no sistema unitário de peso do Império Romano, que se chamava libra (pondo), a qual derivava do latim libra, que significa balança, equilíbrio. Entrou em circulação oficial no reinado de Athelstan, por volta de 928 e atualmente é a moeda oficial do Reino Unido.

Simbolo Da Libra Esterlina

O nome pound descende do substantivo em latim pondus, que quer dizer peso. Já a palavra sterling possui várias origens, pode ter se originado no francês antigo sterlin ou no inglês medieval stière, os quais querem dizer ‘’forte’’, ‘’duro’’, ‘’indestrutível’’. Pode também ter surgido a partir da palavra inglesa sterling, que quer dizer excelente, pois era uma moeda de prata de ótima qualidade.

O latim era a língua mais importante na Inglaterra Medieval e em alguns outros cantos da Europa, por isso a moeda da Itália antes do euro era a lira (₤), a qual também se inspirou na libra do Império Romano, com um símbolo que significa um ‘’L’’ e dois traçados horizontais. O código internacional da libra esterlina é GBP.

Simbolo Da Libra Esterlina

Um solidus de ouro romano que foi uma das bases para o surgimento da libra. By Panairjdde

Como achar o símbolo da libra no teclado

Para conseguir acessar o símbolo da libra siga o que tem escrito abaixo utilizando o teclado numérico:

Pressione o Num lock, depois segure o Alt e digite 0163. Em alguns teclados o símbolo aparece na tecla 3 ou 4.

É importante salientar que o símbolo da libra deve vir antes da numeração sem nenhum espaço, como, por exemplo, £5, £10, £20 e £50.

Quer saber mais sobre símbolos monetários? Acesse os artigos abaixo:

Tatuagens Significados Símbolo da Libra Esterlina £


Símbolo da Libra Esterlina £

Fique Sabendo?


Tatuagem mais probabilidade de dor:

Órgãos genitais ou próximo dos mesmos, Interior das coxas, Tornozelos, Pés, Mãos, Esterno (osso situado na parte anterior do tórax), Costelas, Peito (principalmente para os homens), Zona inferior das costas, Espinha dorsal, Cabeça, Qualquer zona da cara, Pescoço, Por de trás das orelhas, Axilas


Esterilização e descarte de materiais

Para realizar esse processo, é requisito dispor de uma área destinada apenas à esterilização e assepsia dos materiais. Os jatos, pinças e peças da máquina de tatuagem precisam ser higienizados em autoclave. Após a limpeza, devem permanecer lacrados e serem abertos apenas na presença do cliente.

Os itens descartáveis, como algodões, agulhas, máscaras de segurança, papel e lâminas depilatórias, vão para o lixo ao final de cada tatuagem. É vedada a reutilização desses materiais. Esse lixo deve ser colocado em caixas apropriadas e, posteriormente, recolhido para sua incineração.


Como surgiu a primeira tatuagem?

A tradição só foi redescoberta em 1769, quando o navegador inglês James Cook realizou sua expedição à Polinésia e registrou o costume em seu diário de bordo: Homens e mulheres pintam seus corpos. Na língua deles, chamam isso de tatau. Injetam pigmento preto sob a pele de tal modo que o traço se torna indelével.

As pessoas também perguntam por: Como surgiu a tatuagem?


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.