Símbolo da Medicina Veterinária

Simbolo Da Veterinaria

O símbolo da Medicina Veterinária é representado por uma cobra entrelaçada no Bastão de Asclépio (ou Esculápio) e pela letra V.

Assim, ele se assemelha ao símbolo da medicina humana. Sua diferença é marcada pela presença da letra que indica a profissão de veterinário.

Sua origem remonta a Asclépio, deus da Medicina na mitologia grega.

Segundo a lenda, Asclépio teria aprendido de forma notável a ciência médica com seu mestre Quíron.

Pelo fato de saber dosear muito bem as misturas do sangue de Górgona ele curava doentes, ganhando a fama de ressuscitá-los.

Os elementos que compõem o símbolo da Medicina Veterinária carregam o seguinte significado:

  • Bastão: representa autoridade do profissional e o seu apoio aos pacientes. De acordo com a mitologia, o bastão era feito de um galho de árvore, motivo pelo qual ele também representa a capacidade curativa das plantas.
  • Cobra: representa cura ou renascimento, o que reflete o fato de esse réptil ser capaz de se transformar a partir da mudança de pele.

No Brasil, o símbolo da Medicina Veterinária foi padronizado pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária). Isso porque não havia um símbolo comum utilizado pelas diversas instituições.

O símbolo adotado pelo CFMV resultou de um concurso promovido em 1994. Nele foi acrescentada uma moldura em forma de hexágono.

O símbolo é verde, mas apresenta duas tonalidades. Enquanto o bastão e a letra “V” são verde-escuros, a cobra e a moldura são claros.

Conheça outros símbolos profissionais de saúde:

Tatuagens Significados Símbolo da Medicina Veterinária


Símbolo da Medicina Veterinária

Fique Sabendo?


Que tipo de roupa e melhor usar depois de fazer uma tatuagem

Evite o uso de roupa apertada sobre uma tatuagem recente, sem esquecer a roupa interior, as meias e os collants (estes devem ser completamente evitados durante os primeiros 10 dias, uma vez que podem fundir-se com a tatuagem).


Por que os profissionais de tatuagem e piercing devem usar o EPI como máscara, avental e luvas?

A aplicação de tatuagem e piercing consiste na pigmentação e perfuração da pele, com resultado permanente, ou seja, rompe barreiras naturais e traz riscos biológicos (infecção por descontinuidade da pele), para o cliente, e para o profissional que pode entrar em contato com o sangue do cliente.

Portanto, os equipamentos de proteção individual-EPI descartáveis são grandes aliados à saúde, pois podem proteger contra esses riscos e prevenir danos à saúde. São eles: avental, luvas, máscaras e óculos de proteção.


Como o corpo reage a tatuagem?

O pigmento se fixa nas células da derme, que é formada por tecido conjuntivo. Esse tecido faz com que a derme seja mais estável do que a epiderme. Assim, a tinta da tatua- gem permanece no lugar, sem se dispersar para outras partes do . Essa invasão do causada pelos pigmentos é bem difícil de se reverter.

As pessoas também perguntam por: TATUAGEM: PENSE BEM ANTES DE FAZER UMA!


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.