Símbolo da Psicologia

Simbolo Da Psicologia

O símbolo da psicologia, ou símbolo psi, é representado por um tridente, o qual é semelhante à vigésima terceira letra do alfabeto grego denominada psi. Por esse motivo, o símbolo da Psicologia também pode ser chamado de símbolo psi.

Na etimologia, o termo psicologia corresponde à união das palavras gregas psiche, que quer dizer “alma, sopro” (o sopro de vida ou o sopro d’alma), e logos que significa “estudo”. Assim, em outras palavras, psicologia significa o “estudo da alma”.

Tridente

O símbolo da Psicologia carrega muitas interpretações. Possivelmente, cada ponta do tridente representa o tripé das teorias ou correntes psicológicas, a saber: o comportamentalismo, a psicanálise e o humanismo.

Por conseguinte, alguns afirmam que cada extremidade desse símbolo do raio representa os relâmpagos. Outros encetam que cada ponta simboliza as forças do inconsciente.

Vale lembrar que segundo a teoria de Sigmundo Freud, as três pontas do tridente representam a tríade das forças. Elas são denominadas pelo criador da psicanálise de id (inconsciente), ego (pré consciente) e super ego (consciente).

Além disso, há interpretações que indicam que as três pontas do tridente simbolizam as três pulsões humanas, a saber: a sexualidade, a espiritualidade e auto conservação (alimentação).

Leia a simbologia do Número 3.

O Tridente na Tradição Religiosa

Segunda a tradição cristã, o tridente pode simbolizar a Santíssima Trindade (Pai, Filho e o Espírito Santo). Por outro lado, é também o símbolo do castigo e da culpa representado, dessa forma, como instrumento do castigo nas mãos do Satanás.

Na Índia, o tridente (chamado de Trishula) é o objeto carregado pelo Deus supremo do Hinduísmo, Shiva. Este é o deus da energia criativa, da transformação e da destruição.

Com efeito, o trishula representa os raios simbolizando seus três papéis, ou seja, o destruidor, o criador e o preservador, ou ainda, a inércia, movimento e equilíbrio.

Conheça também o Símbolo da Medicina e da Biomedicina.

O Tridente e Poseidon

Analogamente à simbologia da letra grega psi (alma), Poseidon, deus das águas subterrâneas e submarinas, carregava um tridente ou arpão de três pontas. Com esse instrumento, acertava seus inimigos no coração e capturava suas almas.

Além disso, sua arma de guerra quando enfiada na terra possuía o poder de criar mares calmos ou agitados e, por isso, simboliza a inconstância.

Tatuagens Significados Símbolo da Psicologia


Símbolo da Psicologia

Fique Sabendo?


Exigências aos profissionais tatuadores

Os tatuadores possuem contato direto com as agulhas e equipamentos que são usados na tatuagem. Por isso, devem seguir recomendações necessárias para poderem manusear os equipamentos com segurança.

Eles precisam estar vacinados e equipados com elementos de segurança (como luvas e máscara). Também está vedado aos tatuadores dar indicação de quaisquer medicamentos aos clientes, já que não têm licenciamento médico ou farmacêutico.

Seguir as normas garante maior segurança para o tatuador e o tatuado. Elas funcionam para evitar alergias, infecções e riscos iminentes de más práticas de higiene. Comprometer-se em mantê-las corretamente mostra profissionalismo e respeito pelo seu público, pois assegura o bem-estar dele.

Com uma boa conduta frente às legislações e protocolos do seu estabelecimento, seguindo as normas da Anvisa, você terá um nome bem-visto pelo mercado. Isso é fundamental para ganhar clientela, que preza pela segurança ao se tatuar.


Como surgiu a primeira tatuagem?

A tradição só foi redescoberta em 1769, quando o navegador inglês James Cook realizou sua expedição à Polinésia e registrou o costume em seu diário de bordo: Homens e mulheres pintam seus corpos. Na língua deles, chamam isso de tatau. Injetam pigmento preto sob a pele de tal modo que o traço se torna indelével.

As pessoas também perguntam por: Como surgiu a tatuagem?


Como ocorre a transmissão do vírus da Hepatite B e C?

As Hepatite B e C são transmitidas pelo contato com sangue contaminado presente em objetos que são compartilhados como: agulhas, alicates de cutícula, aparelhos de barbear. O uso de material não descartável ou não esterilizado adequadamente na colocação de piercings, realização de tatuagens e em procedimentos cirúrgicos e odontológicos também pode transmitir Hepatite B e C. A Hepatite B é também uma infecção sexualmente transmissível (IST). As Hepatites B e C também podem ser transmitidas da mãe portadora do vírus para o filho, principalmente no momento do parto, o que chamamos de Transmissão Vertical.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.