Símbolo da Toyota

A Toyota é uma fabricante japonesa de automóveis que foi fundada em 1937. O seu logotipo atual passou cerca de cinco anos para ser produzido, principalmente porque queriam adequar a marca a expansão da empresa em países estrangeiros.

Por conta disso, no quinquagésimo aniversário da empresa, em 1989, eles lançaram a logo que perduraria até os dias atuais. Ela é composta por três símbolos ovais, um exterior e dois interiores.

Simbolo Da Toyota

Os dois ovais interiores são combinados para simbolizar a letra ‘’T’’, de Toyota. Essas duas elipses também representam o coração da empresa e o coração do cliente, que juntos simbolizam confiança mútua. Já a elipse exterior simboliza o mundo que acolhe a empresa.

Cada elipse tem um traçado diferente, que foi baseado na arte chamada ‘’sumiê’’, a qual faz parte da cultura japonesa.

O espaço no fundo da logo tem correlação com os princípios da Toyota, simbolizando principalmente o persistente avanço tecnológico da empresa, a inovação, e a responsabilidade que a mesma possui para com o meio ambiente e a sustentabilidade.

Simbolo Da Toyota

História do Símbolo da Toyota

A Toyota teve como origem uma empresa chamada ‘’Toyoda Automatic Loom Works’’, fundada por Sakichi Toyoda, por volta de 1930, que tinha como princípio buscar inovações tecnológicas e trazer para a indústria japonesa.

Em 1933, o filho de Sakichi, Kichiro Toyoda, resolve ir para os Estados Unidos pesquisar melhor a respeito da indústria automobilística. Em 1935, ele lança um protótipo de automóvel A1 e um caminhão G1, fundando assim, em 1937, a Toyota. Os veículos carregavam o nome ‘’Toyoda’’ de início.

Simbolo Da Toyota

Em 1936, a Toyota organizou um concurso público para fazer mudanças na sua logomarca. Com mais de 27 mil sugestões, eles optaram por mudar o nome ‘’Toyoda’’ para ‘’Toyota’’, só que com caracteres japoneses, chamados de jikaku.

Simbolo Da Toyota

Da esquerda para a direita: logomarca inicial chamada Toyoda, segunda logomarca de 1936 e a logomarca atual de 1989

A escolha foi decisiva, pois em japonês o nome Toyota é sonoramente mais claro e visualmente mais simples e bonito. Outro fator importante é que o nome possui oito traços escritos, na cultura popular japonesa, isso simboliza riqueza e boa sorte.

Curiosidades sobre o Símbolo da Toyota

O modelo de carro que estreou o símbolo da Toyota, em 1989, foi o luxuoso Celsior, após esse fato começou a expansão da logomarca em outros diversos modelos.

Simbolo Da Toyota

Outra curiosidade, no caso especulativa, diz que é possível se ler o nome Toyota no símbolo da marca. Que ele foi criado justamente para ser complexo e simbolizar mais do que aparenta. Por conta disso fóruns da Internet montaram essa imagem:

Simbolo Da Toyota

Você também pode se interessar por esses outros artigos:

Tatuagens Significados Símbolo da Toyota


Símbolo da Toyota

Fique Sabendo?


Quem não pode fazer tatuagem?

as pessoas com a imunidade comprometida porque têm maior risco de infecção; as com problemas de pele, já que têm maior probabilidade de sofrer reação alérgica; as que sofrem de valvulopatia (alteração nas válvulas cardíacas), e que já tiveram hepatite B e C, diz a infectologista Heloísa …

As pessoas também perguntam por: Tatuagens podem causar alergias e doenças? Veja mitos e verdades


Tatuagem inflamada: porque acontece e o que fazer

A tatuagem inflamada geralmente leva ao surgimento de sinais como vermelhidão, inchaço e dor no local da pele onde foi feita, gerando desconforto e preocupação de que possa ser sinal de algo grave.

No entanto, é normal que a tatuagem fique inflamada nos primeiros 3 a 4 dias, já que é uma reação natural da pele ao tipo de lesão que foi causada pela agulha, sem ser indicação de algo mais grave como alergia ou infecção.

Assim, é muito importante começar com os cuidados adequados logo depois que se termina de fazer a tatuagem, para diminuir a irritação da pele e garantir que não surgem outras complicações.


O que pode acontecer caso o profissional não utilize EPI’s?

O objetivo da utilização de EPI durante os procedimentos de tatuagem e colocação de piercing envolve a proteção do profissional contra a exposição de sangue e secreções do cliente.

Estas práticas são denominadas “precauções padrão” e tem por objetivo proteger o profissional dos riscos de infecção por microrganismos veiculados pela exposição ao sangue e secreções em situação de acidentes durante os procedimentos de tatuagem e piercing.

Como exemplo de microrganismos veiculados pelo sangue podemos citar: Vírus da Hepatite B (VHB), Vírus da Hepatite C (VHC), HIV.

A utilização de EPI pelo profissional é um procedimento de segurança e a sua utilização está presente nos roteiros de inspeção da vigilância sanitária.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.