Símbolo de Copyright

Simbolo Copyright

O símbolo de copyright – © – (direitos autorais ou direitos de autor, em português) indica exclusividade sobre textos ou imagens, uma vez que sinaliza que uma obra pertence ao seu autor.

A expressão “todos os direitos reservados” exprime o significado desse símbolo. Trata-se de uma forma de proteger os trabalhos intelectuais dos seus autores, cuja reprodução somente pode ser feita mediante sua autorização.

Ele surgiu nos Estados Unidos da América (EUA) e o uso símbolo é regulado pela Universal Copyright Convention. Lá, além do símbolo (representado por uma letra “C” maiúscula dentro de um círculo), a indicação dos direitos do autor também pode ser sinalizada através da abreviatura “Copr.”

No Brasil, é a Lei Nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998 que trata dessa matéria.

Nos EUA a utilização do símbolo, porém, deixou de ser uma exigência em 1989. Os autores têm direito sobre as suas obras independentemente da presença ou não desse sinal indicativo. Nas obras publicadas com data anterior a 1 de março de 1989, porém, ele continua sendo exigido.

A letra “R” maiúscula dentro de um círculo (®) também indica propriedade intelectual. Saiba mais em Símbolo de Marca Registrada.

Ao contrário do copyright, o copyleft permite a reprodução de textos e imagens. Ele foi criado a partir de um trocadilho.

O copyleft é, tal como o copyright, representado por uma letra “C” maiúscula dentro de um círculo, mas essa letra é feita ao contrário. Em vez de a sua abertura apontar para a direita, aponta para a esquerda.

Enquanto o copyright trata dos direitos autorais sobre textos e imagens, há um símbolo exclusivo para o som. Neste, em vez de uma letra “C”, consta um “P” dentro do círculo (℗).

Que tal conhecer a origem do Símbolo Arroba?

Tatuagens Significados Símbolo de Copyright


Símbolo de Copyright

Fique Sabendo?


É necessário manter notas fiscais dos produtos comprados?

Não. A equipe técnica do Núcleo de Vigilância de Serviços de Interesse da Saúde observa o registro/notificação dos produtos, junto à ANVISA, nos rótulos dos frascos contendo os produtos (tintas) bem como a validade e acondicionamento dos mesmos (frasco original, batoque etc).


Tatuagem inflamada: porque acontece e o que fazer

A tatuagem inflamada geralmente leva ao surgimento de sinais como vermelhidão, inchaço e dor no local da pele onde foi feita, gerando desconforto e preocupação de que possa ser sinal de algo grave.

No entanto, é normal que a tatuagem fique inflamada nos primeiros 3 a 4 dias, já que é uma reação natural da pele ao tipo de lesão que foi causada pela agulha, sem ser indicação de algo mais grave como alergia ou infecção.

Assim, é muito importante começar com os cuidados adequados logo depois que se termina de fazer a tatuagem, para diminuir a irritação da pele e garantir que não surgem outras complicações.


Quem não pode fazer tatuagem?

as pessoas com a imunidade comprometida porque têm maior risco de infecção; as com problemas de pele, já que têm maior probabilidade de sofrer reação alérgica; as que sofrem de valvulopatia (alteração nas válvulas cardíacas), e que já tiveram hepatite B e C, diz a infectologista Heloísa …

As pessoas também perguntam por: Tatuagens podem causar alergias e doenças? Veja mitos e verdades


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.