Símbolo Pi π

Simbolo Pi

O símbolo Pi (π) é representado pela 16.ª letra do alfabeto grego. Trata-se da letra minúscula pi, que é utilizada na Matemática.

Ele representa tudo aquilo que não pode ser concretizado. Isso porque, embora seu valor seja frequentemente estudado como sendo 3,14, na verdade, ele não é exato, pois é infinito.

Origem

Foi William Jones quem utilizou o símbolo pela primeira vez no século XVIII, mais precisamente em 1706.

O número Pi, um número irracional, representa a razão entre o perímetro e o diâmetro do círculo, que é sempre constante, mas é infinita.

Para simplificar, o matemático usou o símbolo, que surge a partir da palavra grega περίμετρος, que significa “perímetro”.

Tendo em conta que o número pi representa uma sequência infinita de dígitos, o símbolo era a melhor forma de expressar essa ideia.

Somente cerca de 30 anos depois de William Jones ter utilizado o símbolo Pi é que ele foi consagrado na notação matemática.

Conforme registros históricos, antes desse matemático, os babilônios e os egípcios já teriam se chegado muito próximo daquilo que viria a ser o número Pi.

E, no que respeita ao valor de Pi, o matemático grego Arquimedes (287 a.C. – 212 a.C.) foi quem realizou o primeiro cálculo concluindo a razão entre o perímetro e o diâmetro do círculo.

Como Fazer o Símbolo

Para inserir o símbolo Pi, basta dar dois cliques com o mouse em cima do símbolo (há um bem no início do artigo).

Clique no seu botão do lado direito e selecione copiar. De seguida, cole onde quiser!

Tatuagens Significados Símbolo Pi π


Símbolo Pi π

Fique Sabendo?


Você sabe pesquisar no site da ANVISA se um produto é regular?

Utilize o link https://consultas.anvisa.gov.br/#/saude/

Nesta página pode-se pesquisar pelo nome do produto, número do registro, nome técnico, número do processo e CNPJ da empresa responsável pelo registro.


Como as tatuagens eram feitas antigamente?

As primeiras feitas, principalmente, por meio do uso de instrumentos feitos de ossos e aplicação de tinta vegetal nas camadas mais superficiais da pele, numa técnica muito parecida com a Stick and Poke Tattoo, cada dia mais popular na atualidade.

As pessoas também perguntam por: Conheça a história da tatuagem e sua evolução


Porque não se deve fazer tatuagem?

Os riscos das estão principalmente associados com o fato de algumas tintas possuírem substâncias que, apesar de serem regulamentadas pela ANVISA, podem ser classificadas como medicamentos, nem cosméticos, o que dificulta sua regulamentação e estudos.

As pessoas também perguntam por: Principais riscos da tatuagem para a saúde


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.