Símbolos Celtas e seus significados

Os símbolos celtas refletem o animismo, crença que acredita que tudo o que existe possui anima (alma).

Para os celtas, muitos animais eram sagrados, enquanto as plantas tinhas poderes especiais.

Triskle

Simbolos Celtas

O triskle é o símbolo celta responsável pela evocação dos quatro elementos fundamentais da natureza: água, terra, fogo e ar.

É um talismã que representa a sabedoria, tal como é um símbolo de bruxaria que é usado na invocação da deusa tripla.

Cruz Celta

Simbolos Celtas

Estudiosos acreditam que a cruz celta – uma cruz sobreposta em um círculo – representa a junção dos quatro elementos, essenciais para o equilíbrio da vida.

Além disso, como símbolo pagão, ela representa o feminino, através do círculo, e o masculino, através da cruz, representando união sexual.

Nó Celta

Simbolos Celtas

É um símbolo celta que pode ser frequentemente encontrado em vários objetos. O laço – que não tem começo e nem fim – representa a interconectividade da vida, eternidade e os mistérios do nascimento, morte e reencarnação.

Pode também ser usado como um amuleto contra os espíritos malignos.

Conheça a simbologia da Triquetra.

Losango

Simbolos Celtas

Representa o ventre da Grande Mãe. Em virtude disso, trata-se de um símbolo feminino.

Na Irlanda, é usado pelas mulheres como um amuleto que todos os anos é benzido e mantido em casa para protegê-la contra incêndios e relâmpagos.

Tatuagens Celtas

Popular entre homens e mulheres, as tatuagens celtas são feitas em diversas partes do corpo, não se notando uma predominância de escolha.

O significado de cada imagem vai ao encontro da sua simbologia, especialmente no que respeita à proteção. Assim, as mais comuns são o triskle e o nó celta.

Tatuagens Significados Símbolos Celtas e seus significados


Símbolos Celtas e seus significados

Fique Sabendo?


Esterilização e descarte de materiais

Para realizar esse processo, é requisito dispor de uma área destinada apenas à esterilização e assepsia dos materiais. Os jatos, pinças e peças da máquina de tatuagem precisam ser higienizados em autoclave. Após a limpeza, devem permanecer lacrados e serem abertos apenas na presença do cliente.

Os itens descartáveis, como algodões, agulhas, máscaras de segurança, papel e lâminas depilatórias, vão para o lixo ao final de cada tatuagem. É vedada a reutilização desses materiais. Esse lixo deve ser colocado em caixas apropriadas e, posteriormente, recolhido para sua incineração.


Cadastro de clientes

O cadastro de clientes é uma ferramenta indispensável para garantir a segurança do tatuado em longo prazo. Ele permite consulta em algum caso que necessite das informações do que foi feito ao longo do procedimento.

Existem exigências acerca do que deve conter o cadastro. Elas são:

dados de identificação do cliente: nome, telefone, endereço, data de nascimento e número do documento;
dados do procedimento: data de realização, local do corpo, reações adversas ocorridas e nome do profissional que executou a tatuagem.
informações sobre os produtos utilizados: nome do produto, lote, fabricante, data de fabricação e validade, número de registro da Anvisa, data de abertura do frasco;
termo de consentimento da tatuagem assinado pelo cliente;
para menores de idade, autorização por escrito dos responsáveis consentindo a tatuagem. No documento, devem estar anexadas a cópia da carteira de identidade do responsável e a cópia do documento de identificação ou certidão de nascimento do menor.


Tintas para Tatuagem

As tintas permitidas para a utilização devem ser apenas as regulamentadas pela Anvisa. Seguir essa recomendação é muito importante, pois esse elemento pode causar alergias e infecções na pele do cliente.

Quanto ao manuseamento, é requerido que o material seja fracionado ao ser utilizado, e o restante deve ser descartado após o final da tatuagem. Assim, fica vedado colocar agulha dentro do frasco.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.