Símbolos da Alquimia
Dentre os símbolos da alquimia, o ouro é, sem dúvida, o mais importante. Isso porque o objetivo dessa arte antiga, que remonta à Europa Medieval, é transformar metal comum em ouro.
É essa transformação a “Grande Obra” da alquimia, um processo que faz analogia à purificação espiritual. Ela representa a evolução do mundo material para o mundo espiritual.
Ouro
Os alquimistas esforçam-se para que todos os metais se transformem em ouro, tal como que todos os humanos sejam puros e alcancem o esclarecimento.
O ouro, sendo o mais perfeito dos metais, simboliza perfeição. Enquanto isso, o metal comum representa o nível mais baixo a partir do qual tem início o processo de purificação.
Na China, o ouro era a essência dos céus e, por isso, representava o yang.
A fênix representa o produto final da transformação do metal comum em ouro.
Leia também Fênix.
Os Quatro Elementos
Os quatro elementos são representados por triângulos equiláteros, dois deles com a ponta para cima e dois deles com a ponta para baixo.
Terra – associado ao cobre, representa a criação. O leão, outro símbolo presente na alquimia, também representa este, que é o primeiro elemento.
Água – associado ao estanho, o segundo elemento representa a purificação. O peixe, outro símbolo presente na alquimia, também representa a água.
Ar – associado ao ferro, o terceiro elemento representa o sopro da vida. A águia, outro símbolo presente na alquimia, também representa esse elemento.
Fogo – associado ao chumbo, o quarto elemento representa a transformação final. O dragão, outro símbolo presente na alquimia, também o representa.
Sol e Lua
O Sol representa o ouro. O ponto no centro do círculo simboliza a conclusão da Grande Obra.
A Lua representa a prata e a “Obra Menor”.
Inicialmente os alquimistas utilizam símbolos astrológicos, tais como o Sol e a Lua, bem como símbolos celestiais, como os anjos. Todavia, com medo da perseguição, os alquimistas criaram os seus próprios símbolos.
Pedra Filosofal
A pedra filosofal era essencial para o processo de transformação do metal em ouro.
Ela, uma substância lendária, significa pureza e imortalidade. Seu símbolo é composto pelo triângulo, que representa o sal, o enxofre e o mercúrio, bem como o quadrado, que representa os quatro elementos.
O círculo, por sua vez, representa o conceito de unidade. Ao mesmo tempo, ouroboros carrega o mesmo significado.
Caduceu
O poder de transformar o impuro em puro é representado pelo caduceu, especificamente o bastão, enquanto as asas representam o equilíbrio desse processo.
Por vezes o caduceu é associado ao símbolo da medicina, o que decorre do fato de a alquimia combinar a sua prática também com essa área de conhecimento.
Selo de Salomão
Junção dos símbolos que representam o fogo e a água, o selo de Salomão simboliza a união dos opostos e o resultado da transformação dos processos alquímicos.
Tatuagens Significados Símbolos da Alquimia
Símbolos da Alquimia
Fique Sabendo?
Dicas de Cicatrização Tatuagem
Cuidados que devem ser seguidos depois de fazer uma tatuagem
Estrutura do espaço
A sala de atendimento deve ser individual. E, se houver atendimentos simultâneos, o espaço entre eles deve ser de, no mínimo, um metro. A sala de recepção deve ser compatível com o número de clientes que ficam em espera.
Já a área de procedimentos deve conter pia com bancada e água corrente, bancada de higienização dos materiais e local para guardar os equipamentos higienizados, que seja fechado, limpo e livre de umidade. É preciso, ainda, que haja um depósito para materiais de limpeza.
Além disso, a estrutura em geral deve ser limpa, livre de umidade e higienizada corretamente, com superfícies lisas e laváveis.