Símbolos das Olimpíadas
A bandeira olímpica é o principal símbolo das olimpíadas da era moderna. Ela é composta por um conjunto de anéis com o mesmo tamanho, cada qual com uma cor e que se apresentam entrelaçados numa bandeira de cor branca.
O conjunto de anéis olímpicos representa os continentes unidos pelo esporte. A bandeira foi criada pelo francês Pierre de Frédy (1863-1937).
Assim, da esquerda para a direita, de cima para baixo, os anéis são:
- Azul – Europa
- Preto – África
- Vermelho – América
- Amarelo – Ásia
- Verde – Oceania
A escolha das cores decorre da frequência com que elas constam das bandeiras nacionais de cada continente.
Olimpíadas do Rio 2016
O Símbolo das Olimpíadas 2016, no Brasil, é uma imagem representativa do Pão de Açúcar formada por três pessoas de mãos dadas. No desenho com contornos modernos, destacam-se as cores verde, amarelo e azul, as quais simbolizam o nosso país.
Tocha Olímpica
Além da bandeira, outro elemento que remete aos jogos olímpicos é a tocha.
Sua origem teve lugar nas corridas de revezamento. Ao anoitecer, os corredores usavam tochas para iluminar o caminho. No final, a equipe que vencia a prova usava o fogo das tochas para acender fogueiras para homenagear Zeus.
Importa referir que além de ser uma forma de treinamento para a guerra, os esportes (e, logo, os jogos olímpicos) eram realizados em honra a Zeus.
A tocha olímpica é acesa em Olímpia, cidade grega onde se realizavam os jogos olímpicos que tiveram início em 776 a.C. Ela é levada por atletas que se revezam até ao país-sede das Olimpíadas do respectivo ano.
Durante a realização do evento, a tocha permanece acesa, carregando a simbologia de chama eterna. Essa chama tem um significado internacional e representa um objetivo.
No caso das Olimpíadas, representa a razão e a paz. Isso porque, na Grécia Antiga, a sua realização interrompia qualquer tipo de guerra. Era vivido um período de paz.
Hino Olímpico
Com origem na Grécia Antiga, esse evento esportivo tem, ainda, o Hino Olímpico, música composta pelo grego Spiro Samara.
Em 1958, o hino passou a ser utilizado nas cerimônias de abertura e de encerramento dos jogos.
“Oh! Arcaico espírito imortal, imaculado
Pai da beleza, da grandeza e da veracidade
Desça, se faça presente e faça brilhar aqui e
Mais além, na Glória de sua Terra e Céu
Na corrida, na luta e no arremesso, faça
brilhar o ímpeto das nobres competições
Modelando com aço e dignidade o corpo
Coroando-o com a imperecível rama do louro
Campos, montanhas e mares se vão contigo
Tal como um alvirrubro magno templo
Para o qual se conduz aqui como seu peregrino
Oh, arcaico espírito imortal, cada nação.”
Lema
As Olimpíadas têm como lema “Citius, Altius, Fortius“, o mesmo que “mais rápido, mais alto, mais forte”, em português.
Assim como a bandeira, o lema também foi criado por um francês, Louis Henri Didon (1840-1900), e expressa a vontade de chegar mais longe, ou seja, simboliza superação.
Mascote
A cada realização da competição, é criado um mascote, o qual é considerado um emblema dos jogos. Este deve ser aprovado pelo Comitê Olímpico.
São dois os mascotes dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Chamam-se Vinícius e Tom em homenagem às personalidades brasileiras Vinícius de Moraes e Tom Jobim.
Vinícus é uma combinação de animais presentes na fauna brasileira. Ele faz dupla com Tom, o mascote dos Jogos Paralímpicos 2016.
Tom, por sua vez, é uma combinação de plantas presentes na flora brasileira.
Leia Coroa e conheça o símbolo da vitória que era recebido pelos vencedores dos jogos olímpicos.
Tatuagens Significados Símbolos das Olimpíadas
Símbolos das Olimpíadas
Fique Sabendo?
Onde na Bíblia fala sobre amor?
As pessoas também perguntam por: O Amor na Bíblia – O amor é paciente, o amor é bondoso
O que pode acontecer caso o profissional não utilize EPI’s?
Estas práticas são denominadas “precauções padrão” e tem por objetivo proteger o profissional dos riscos de infecção por microrganismos veiculados pela exposição ao sangue e secreções em situação de acidentes durante os procedimentos de tatuagem e piercing.
Como exemplo de microrganismos veiculados pelo sangue podemos citar: Vírus da Hepatite B (VHB), Vírus da Hepatite C (VHC), HIV.
A utilização de EPI pelo profissional é um procedimento de segurança e a sua utilização está presente nos roteiros de inspeção da vigilância sanitária.