Símbolos de Luto

Simbolos De Luto

O luto é expresso de formas diferentes pelas culturas. O negro, numa referência à morte vista com tristeza como se fosse um castigo, é utilizado na maior parte dos países.

Na China e no Japão, por exemplo, o luto é representado pela cor branca, uma vez que ela dá início à vida eterna.

Fita Preta

A imagem de uma fita preta é o principal símbolo de luto. A fita é um símbolo de consciência e é largamente utilizada por diversos grupos mediante as cores que revelam cada qual um propósito.

Assim, pelo fato de o preto caracterizar o mal, a tristeza e, logo, o azar, a cultural ocidental adotou a fita com essa cor como sinal de luto.

Bandeira a Meio Mastro

Em repartições públicas, as bandeiras hasteadas no meio do mastro ou a meia haste sinalizam o luto de uma nação.

Trata-se de um protocolo em decorrência do falecimento de algum elemento do governo ou alguma personalidade de importância nacional.

A colocação da bandeira nessa posição é feita de forma lenta e cerimoniosa. Primeiro, a bandeira é levada ao topo do mastro para, de seguida, ser abaixada até ao seu meio.

Roupa Preta

A utilização de roupas pretas também indicam luto. Assim, não só em funerais mas durante algum tempo após a morte de alguém próximo, há pessoas que mantém o costume existente há milhares de anos de se vestir de preto.

No caso de viúvas, o luto pode durar uma vida. A rainha Vitória do reino Unido se vestiu de preto durante 40 anos após o falecimento de seu esposo, em 1861.

Conheça também os símbolos da Morte.

Tatuagens Significados Símbolos de Luto


Símbolos de Luto

Fique Sabendo?


Como evitar que a tatuagem inflame

Para isso, o cuidado mais importante deve ser pensado antes mesmo de iniciar a tatuagem, e consiste em escolher um local certificado e com boas condições de higiene, já que, se o material estiver sujo ou contaminado, é quase certo de que irá surgir algum tipo de complicação, além de haver um risco muito elevado de pegar outras doenças graves como hepatite ou até HIV.

A inflamação da pele é um processo natural que vai acontecer na maior parte das tatuagem, já que é a forma que a pele tem para reagir às lesões causadas pela agulha e cicatrizar.

No entanto, podem ser evitadas as complicações que levam a que essa inflamação se mantenha por mais tempo ou que volte a a surgir, como a infecção e a alergia.


Esterilização e descarte de materiais

Para realizar esse processo, é requisito dispor de uma área destinada apenas à esterilização e assepsia dos materiais. Os jatos, pinças e peças da máquina de tatuagem precisam ser higienizados em autoclave. Após a limpeza, devem permanecer lacrados e serem abertos apenas na presença do cliente.

Os itens descartáveis, como algodões, agulhas, máscaras de segurança, papel e lâminas depilatórias, vão para o lixo ao final de cada tatuagem. É vedada a reutilização desses materiais. Esse lixo deve ser colocado em caixas apropriadas e, posteriormente, recolhido para sua incineração.


Prevenir a dor da tatuagem

Existem histórias dramáticas que incluem choro e até desmaios durante uma tatuagem mas estes são, sem dúvida, casos isolados. O que pode acontecer é que a pessoa está tão ansiosa que os nervos apoderam-se de toda a situação, tornando a experiência insuportável; ou então não se alimentou corretamente antes da sessão; ou por outro lado, está a fazer uma tatuagem muito grande e o corpo está a responder negativamente a várias horas passadas nas mãos de um tatuador.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.