Símbolos do Cristianismo

Dentre os vários símbolos do cristianismo, o principal é a cruz. Cristo, cuja palavra significa pessoa consagrada, morreu pregado numa cruz a fim de livrar a humanidade do pecado.

Há várias formas de cruzes. A cruz latina, todavia, representa a cruz em que Cristo foi crucificado.

Cruz Latina

Simbolos Do Cristianismo

A cruz latina apresenta a parte horizontal curta e a parte vertical longa. Os protestantes preferem a cruz sem Cristo, enquanto entre os católicos é mais comum nela constar a figura de Jesus crucificado.

Peixe

Simbolos Do Cristianismo

O peixe é um símbolo primitivo do Cristianismo. Ele começou a ser usado como símbolo secreto para proteger os cristãos dos romanos, por quem eram perseguidos.

As primeiras letras das palavras “Iesous Christos, Theou Yios Soter”, que significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”, correspondem à palavra grega Ichthys (o mesmo que peixe, em português).

Pomba

Simbolos Do Cristianismo

A pomba é universalmente o símbolo da paz. Foi uma pomba que trouxe um ramo de oliveira a Noé indicando que o Dilúvio havia acabado. Como símbolo cristão, ela é o símbolo do Espírito Santo.

Alfa e Ômega

Simbolos Do Cristianismo

Os termos alfa e ômega são usados para descrever Deus, cujos cristãos acreditam que seja o princípio e fim de todas as coisas. Assim, as letras correspondem respectivamente à primeira e à última letras do alfabeto grego.

IHS

Simbolos Do Cristianismo

As letras IHS simbolizam a hóstia e correspondem à abreviação de IHESUS, forma medieval de chamar Jesus.

Cordeiro

Simbolos Do Cristianismo

O cordeiro em pé simboliza Cristo e, representado com uma bandeira, significa o seu triunfo, a ressurreição.

Enquanto isso, deitado com uma cruz e sobre um livro – o Livro dos Sete Selos – simboliza o triunfo do Cristianismo no Julgamento Final.

Cruz de São Pedro

Simbolos Do Cristianismo

A cruz invertida ou a cruz de São Pedro, como também é chamada, é a cruz latina ao contrário.

Antes de ser considerada um símbolo satânico simboliza a humildade para os cristãos, pois foi numa cruz invertida que Pedro foi crucificado. Pelo fato de ele não se julgar digno de morrer como Cristo, Pedro pediu que sua cruz fosse colocada de cabeça para baixo.

Veja também Símbolos Religiosos e Báculo.

Símbolos Católicos

Há símbolos que são exclusivos do Catolicismo, que é uma das vertentes do Cristianismo.

Assim, podemos citar como símbolos católicos:

  • Rosário – símbolo da pureza da Virgem Maria.
  • Escapulário – objeto de proteção e de devoção à Nossa Senhora.
  • Rosa dourada – símbolo do papa, que é o chefe da igreja católica.

Tatuagens Significados Símbolos do Cristianismo


Símbolos do Cristianismo

Fique Sabendo?


Como é feita a Micropigmentação

Esta técnica é realizada usando um aparelho chamado demógrafo, que consiste numa espécie de canetas com agulhas, semelhante a uma caneta de tatuagem, que perfuram a primeira camada da pele inserindo pigmentos.

Após decidido o desenho da sobrancelha e a cor que vai ser utilizada, é aplicada uma anestesia local para que o procedimento não cause dor, e só depois de anestesiado o local é que a técnica é iniciada. No final do procedimento, é usado um laser de baixa potência sobre a região, que vai ajudar na cicatrização e a fixar melhor os pigmentos inseridos.

Dependendo do tipo de pele e dar cor utilizada, é necessário fazer a manutenção da micropigmentação a cada 2 ou 5 anos, pois a tinta começa a desvanecer.


Posso me vacinar também contra Hepatite C?

Não existe vacina contra o vírus da Hepatite C.


Aplicação de tatuagem e piercing quais os riscos de contaminação cruzada?

As práticas de aplicação de tatuagem (denominadas de pigmentação definitiva da pele) apresentam procedimentos invasivos, ou seja, durante os procedimentos, a agulha penetra a pele e entra em contato com sangue e outros fluidos corporais. Com isso, corre-se o risco de transmissão de doenças que, muitas vezes, nem apresentam cura, como herpes ou até mesmo AIDS.

É claro que essa transmissão só acontece se as agulhas forem usadas em mais de uma pessoa ou se o material utilizado pelo profissional não for esterilizado, o mesmo acontece com a reutilização das tintas por clientes diferentes. Portanto, os profissionais de tatuagem e piercing necessitam do conhecimento específico de técnicas de antissepsia.

Ressalta-se que a contaminação cruzada ainda pode ocorrer pelo uso compartilhado do bastão usado para a transferência do desenho na pele, lâminas para a raspagem dos pelos e pela higienização inadequada ou Procedimentos insuficiente das bancadas de trabalho, onde ficam as ferramentas de trabalho do tatuador.

Outro cuidado que o profissional deve ter, para impedir a contaminação cruzada, é com a lavagem das mãos, no mínimo, antes e depois do procedimento realizado em cada cliente.

ATENÇÃO: Todo o material que penetre a pele do usuário e entre em contato com sangue deve ser descartável ou deverá passar por processo de esterilização, conforme o Manual de Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.