Símbolos do Islamismo

Entre os símbolos mais representantivos da fé islâmica estão a lua crescente com a estrela e o hamsá, também conhecido como mão de Fátima. O verde também é bastante importante para os muçulmanos, pois segundo o Alcorão é a cor da roupa de todas as pessoas habitantes do Paraíso.

Lua Crescente com Estrela

Simbolos Do Islamismo

Além de representar soberania e dignidade, a lua crescente com a estrela é símbolo da renovação da vida e da natureza – numa referência ao calendário lunar, que rege a religião islâmica.

A estrela indica, ainda, os cinco pilares da religião: oração, caridade, fé, jejum e peregrinação.

Hamsá ou Mão de Fátima

Simbolos Do Islamismo

Tal como são cinco os dedos das mãos, o hamsá representa os cinco pilares da fé.

Fátima é o nome de uma das filhas do profeta Maomé – o profeta dos muçulmanos, que têm em Fátima um modelo para as suas mulheres, uma vez que acreditam que Fátima não tem pecados.

Alcorão

Simbolos Do Islamismo

O Alcorão, ou Corão, é o livro sagrado da fé islâmica. Escrito em árabe, nele consta a doutrina do islamismo, que se refere aos ensinamentos que Deus dirigiu ao profeta Maomé.

Zulfiqar

Simbolos Do Islamismo

O zulfiqar, a espada de Maomé, é mais um importante símbolo do islamismo que representa a distinção entre os conceitos de certo e errado. Maomé transferiu a arma para um grande guerreiro, que também era seu primo, chamado Ali e ao fazer isso disse a famosa frase: “Não existe nenhum herói, mas Ali; não existe nenhuma espada, exceto zulfiqar.”.

Contas

Simbolos Do Islamismo

Tal como o terço dos católicos, o islamismo tem um objeto que utiliza nas suas orações. Chama-se subha e tem 99 contas; em cada uma delas é dito um dos nomes de Deus. Na conta de número cem, os crentes da fé islâmica cantam “Alá”.

Conheça outros Símbolos Religiosos.

Tatuagens Significados Símbolos do Islamismo


Símbolos do Islamismo

Fique Sabendo?


Onde dói mais tatuar?

Uma das perguntas mais frequentes que alguém que está a contemplar fazer uma tatuagem faz é: “vai doer”? A resposta é simples: claro que sim. E porquê? Uma tatuagem implica a oscilação de um conjunto de agulhas sobre a pele, que entram e saem rápida e repetidamente da mesma, cerca de 80 a 150 vezes por segundo! Mas espere…antes de desistir da ideia, saiba que o nível de dor também varia consoante cada pessoa, depende do local onde a tatuagem será feita e a sua dimensão, sem esquecer a perícia e a experiência do tatuador.


Esterilização e descarte de materiais

Para realizar esse processo, é requisito dispor de uma área destinada apenas à esterilização e assepsia dos materiais. Os jatos, pinças e peças da máquina de tatuagem precisam ser higienizados em autoclave. Após a limpeza, devem permanecer lacrados e serem abertos apenas na presença do cliente.

Os itens descartáveis, como algodões, agulhas, máscaras de segurança, papel e lâminas depilatórias, vão para o lixo ao final de cada tatuagem. É vedada a reutilização desses materiais. Esse lixo deve ser colocado em caixas apropriadas e, posteriormente, recolhido para sua incineração.


Onde foram descobertas as primeiras tatuagens?

Os registros históricos afirmam que as realizadas em datas entre 4000 e 2000 a.C, e encontradas originalmente nos corpos de nativos de países como: Egito. Indonésia. Nova Zelândia.

As pessoas também perguntam por: Quer saber a História Completa sobre as Origens da Tatuagem? Quero!


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.