Símbolos Femininos
Há várias formas de representar o gênero feminino e a essência da mulher. Delicadeza, beleza, fertilidade e receptividade são apenas alguns dos atributos que refletem a sua simbologia.
Vejamos as principais delas em épocas e culturas variadas.
Símbolo de Vênus
Este é o símbolo que melhor representa o sexo feminino. Não só na Biologia como na Astrologia, ele é utilizado cotidianamente quando pretendemos distinguir os gêneros, sendo esta a sua representação mais eficaz.
Uma vez que a deusa Vênus representa, entre outros, o nascimento e a fertilidade – que são características que identificam a mulher – ela está associada à feminilidade.
Veja também Símbolo da Mulher.
Sereia
Essa personagem mitológica, com cabeça e tronco de mulher, é sedutora e bela, tal como as mulheres. A sereia simboliza a sedução mortal para os marinheiros, bem como as ciladas da paixão.
Borboleta
A borboleta é o símbolo da mulher japonesa, cujas características delicadas, gentis e ligeiras lhe são compatíveis.
Água
Como símbolo da origem da vida, fecundidade e fertilidade, entre outras simbologias que lhe estão associadas, a água também representa a mulher.
Triângulo
O triângulo equilátero com a ponta para baixo representa a mulher e a água, outro elemento feminino.
Enquanto isso, o triângulo na posição contrária representa o homem e o fogo. Dois triângulos com as pontas unidas, por sua vez, referenciam a união dos gêneros, tal como o Yin Yang.
Sapato
Luxo, moda, enfeites são atributos femininos. O sapato, inclusive, é mais um símbolo que faz referência à mulher. É nele que o pé se adapta.
De acordo com a psicanálise, o pé é um símbolo fálico. Nesse sentido, os pés e os sapatos fazem uma associação ao erotismo.
Triplo Círculo
Este símbolo celta é um símbolo feminino na medida em que é utilizado na invocação da deusa tripla, a qual representa as três fases da mulher: virgem, mãe e velha.
Lilith
Esta deusa é a representante da força destrutiva da mulher, enquanto Eva, da força construtiva.
Lilith teria sido a primeira mulher. Assim, é conhecida como a primeira Eva e nasceu do barro. Todavia, após brigar com Adão, Lilith fugiu do Jardim do Éden, tendo Deus criado Eva a partir da costela de Adão para que esta lhe fizesse companhia.
Símbolos Masculinos e Femininos
Ao passo que existem símbolos que representam tanto o masculino como o feminino, há ainda outros que simbolizam a sua união. Exemplo disso são os símbolos de Marte e Vênus entrelaçados.
Leia também Símbolos Masculinos e Femininos e Tatuagens femininas: Os símbolos mais usados.
Tatuagens Significados Símbolos Femininos
Símbolos Femininos
Fique Sabendo?
Aplicação de tatuagem e piercing quais os riscos de contaminação cruzada?
É claro que essa transmissão só acontece se as agulhas forem usadas em mais de uma pessoa ou se o material utilizado pelo profissional não for esterilizado, o mesmo acontece com a reutilização das tintas por clientes diferentes. Portanto, os profissionais de tatuagem e piercing necessitam do conhecimento específico de técnicas de antissepsia.
Ressalta-se que a contaminação cruzada ainda pode ocorrer pelo uso compartilhado do bastão usado para a transferência do desenho na pele, lâminas para a raspagem dos pelos e pela higienização inadequada ou Procedimentos insuficiente das bancadas de trabalho, onde ficam as ferramentas de trabalho do tatuador.
Outro cuidado que o profissional deve ter, para impedir a contaminação cruzada, é com a lavagem das mãos, no mínimo, antes e depois do procedimento realizado em cada cliente.
ATENÇÃO: Todo o material que penetre a pele do usuário e entre em contato com sangue deve ser descartável ou deverá passar por processo de esterilização, conforme o Manual de Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos
O que acontece com a tatuagem quando envelhece?
As pessoas também perguntam por: Se você sempre se perguntou como as tatuagens ficam quando …
Se eu abro uma MEI e tenho CNPJ não significa que estou cadastrado nos órgãos sanitários?
No município de São Paulo, a Licença de Funcionamento Sanitária, segue as determinações da Portaria SMS.G nº. 2215/2016 (regulamenta o CMVS e a concessão da Licença de Funcionamento Sanitária).