Símbolos Femininos

Há várias formas de representar o gênero feminino e a essência da mulher. Delicadeza, beleza, fertilidade e receptividade são apenas alguns dos atributos que refletem a sua simbologia.

Vejamos as principais delas em épocas e culturas variadas.

Símbolo de Vênus

Simbolos Femininos

Este é o símbolo que melhor representa o sexo feminino. Não só na Biologia como na Astrologia, ele é utilizado cotidianamente quando pretendemos distinguir os gêneros, sendo esta a sua representação mais eficaz.

Uma vez que a deusa Vênus representa, entre outros, o nascimento e a fertilidade – que são características que identificam a mulher – ela está associada à feminilidade.

Veja também Símbolo da Mulher.

Sereia

Simbolos Femininos

Essa personagem mitológica, com cabeça e tronco de mulher, é sedutora e bela, tal como as mulheres. A sereia simboliza a sedução mortal para os marinheiros, bem como as ciladas da paixão.

Borboleta

Simbolos Femininos

A borboleta é o símbolo da mulher japonesa, cujas características delicadas, gentis e ligeiras lhe são compatíveis.

Água

Simbolos Femininos

Como símbolo da origem da vida, fecundidade e fertilidade, entre outras simbologias que lhe estão associadas, a água também representa a mulher.

Triângulo

Simbolos Femininos

O triângulo equilátero com a ponta para baixo representa a mulher e a água, outro elemento feminino.

Enquanto isso, o triângulo na posição contrária representa o homem e o fogo. Dois triângulos com as pontas unidas, por sua vez, referenciam a união dos gêneros, tal como o Yin Yang.

Sapato

Simbolos Femininos

Luxo, moda, enfeites são atributos femininos. O sapato, inclusive, é mais um símbolo que faz referência à mulher. É nele que o pé se adapta.

De acordo com a psicanálise, o pé é um símbolo fálico. Nesse sentido, os pés e os sapatos fazem uma associação ao erotismo.

Triplo Círculo

Simbolos Femininos

Este símbolo celta é um símbolo feminino na medida em que é utilizado na invocação da deusa tripla, a qual representa as três fases da mulher: virgem, mãe e velha.

Lilith

Simbolos Femininos

Esta deusa é a representante da força destrutiva da mulher, enquanto Eva, da força construtiva.

Lilith teria sido a primeira mulher. Assim, é conhecida como a primeira Eva e nasceu do barro. Todavia, após brigar com Adão, Lilith fugiu do Jardim do Éden, tendo Deus criado Eva a partir da costela de Adão para que esta lhe fizesse companhia.

Símbolos Masculinos e Femininos

Ao passo que existem símbolos que representam tanto o masculino como o feminino, há ainda outros que simbolizam a sua união. Exemplo disso são os símbolos de Marte e Vênus entrelaçados.

Leia também Símbolos Masculinos e Femininos e Tatuagens femininas: Os símbolos mais usados.

Tatuagens Significados Símbolos Femininos


Símbolos Femininos

Fique Sabendo?


Quem foi o primeiro cara no mundo que fez tatuagem?

A história do profissional do , que abriu seu estúdio nos anos 20 no Havai. É impossível gostar de e não saber quem é Norman Collins, também conhecido como Sailor Jerry.

As pessoas também perguntam por: A história do primeiro tatuador profissional do mundo, que abriu …


Exigências aos profissionais tatuadores

Os tatuadores possuem contato direto com as agulhas e equipamentos que são usados na tatuagem. Por isso, devem seguir recomendações necessárias para poderem manusear os equipamentos com segurança.

Eles precisam estar vacinados e equipados com elementos de segurança (como luvas e máscara). Também está vedado aos tatuadores dar indicação de quaisquer medicamentos aos clientes, já que não têm licenciamento médico ou farmacêutico.

Seguir as normas garante maior segurança para o tatuador e o tatuado. Elas funcionam para evitar alergias, infecções e riscos iminentes de más práticas de higiene. Comprometer-se em mantê-las corretamente mostra profissionalismo e respeito pelo seu público, pois assegura o bem-estar dele.

Com uma boa conduta frente às legislações e protocolos do seu estabelecimento, seguindo as normas da Anvisa, você terá um nome bem-visto pelo mercado. Isso é fundamental para ganhar clientela, que preza pela segurança ao se tatuar.


Os grandes medos

O medo da dor que uma tatuagem supostamente vai infligir está por vezes relacionado com outros receios: o medo de agulhas e/ou de sangue! O primeiro é facilmente resolvido – basta fazer a tatuagem num local onde não está a assistir ao processo ou então não olhar; quanto ao segundo, é muito raro alguém sangrar ao ser tatuado, a não ser que tenha bebido álcool ou tomado aspirina (ou outro medicamento que possa contribuir para a diluição do sangue) imediatamente antes. Para além disso, as agulhas apenas penetram poucos milímetros da pele e, ao longo de toda a sessão, o tatuador limpa vezes sem conta a área de trabalho.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.