Símbolos Indígenas

Os símbolos indígenas transmitem sempre algo muito significativo para essa cultura. Na arte indígena, grafismos e símbolos de guerra e proteção, por exemplo, podem ser encontrados em diversos tipos de artesanato (cestaria, cerâmica) e em tatuagens. Entre outros, eles expressam conhecimento, sabedoria e o sagrado.

Símbolos Tupis-Guaranis

Os símbolos utilizados por esse povo surgem basicamente a partir de três desenhos formados por figuras geométricas diferentes. São eles o Ypara Korá, o Ypara Jaxá e o Ypara Ixy.

Ypara Korá

Simbolos Indigenas

Os desenhos do Ypara Korá são baseados na pele das cobras. Costumam apresentar formas de losango e de quadrado.

Esses símbolos significam acolhimento, ou seja, que as suas casas estão sempre disponíveis para acolher os parentes que vem de longe.

Ypara Jaxá

Simbolos Indigenas

Os desenhos em linha reta do Ypara Jaxá assemelham-se a correntes.

Ypara Ixy

Simbolos Indigenas

Os desenhos em zigue-zague do Ypara Ixy, por sua vez, assemelham-se ao movimento das cobras.

Além desses desenhos há, ainda, outros que são utilizados. São exemplos os padrões de borboleta e de coração.

O padrão de borboleta significa o sentimento de gratidão pela liberdade. Os índios prezam a liberdade e a comparam ao voo das borboletas.

O padrão de coração é utilizado entre os guaranis para decorar cestos para presentear pessoas com problemas cardíacos.

Filtro dos Sonhos

Simbolos Indigenas

Filtro dos sonhos é um símbolo indígena americano. Simboliza proteção e também é conhecido como Teia dos Sonhos.

Isso porque esse objeto funciona como teias de caçar sonhos. Para tanto, deve ser pendurado sobre a cama ou num local que receba luz solar.

Dessa forma, o filtro dos sonhos consegue apanhar os pesadelos e deixá-los presos até o dia amanhecer, sendo de seguida destruídos pela luz do Sol.

Símbolos Maori

Simbolos Indigenas

As tatuagens dos índios da Nova Zelândia, as chamadas mokas, são consideradas sagradas.

Elas realçam a identidade dos maori, e muitos dos desenhos utilizados por eles, símbolos maori, relacionam-se com a natureza.

A arraia, por exemplo, representa sabedoria e proteção.

Conheça outros elementos importantes da cultura indígena. Leia Penacho e Zarabatana.

Tatuagens Significados Símbolos Indígenas


Símbolos Indígenas

Fique Sabendo?


Como é feita a Micropigmentação

Esta técnica é realizada usando um aparelho chamado demógrafo, que consiste numa espécie de canetas com agulhas, semelhante a uma caneta de tatuagem, que perfuram a primeira camada da pele inserindo pigmentos.

Após decidido o desenho da sobrancelha e a cor que vai ser utilizada, é aplicada uma anestesia local para que o procedimento não cause dor, e só depois de anestesiado o local é que a técnica é iniciada. No final do procedimento, é usado um laser de baixa potência sobre a região, que vai ajudar na cicatrização e a fixar melhor os pigmentos inseridos.

Dependendo do tipo de pele e dar cor utilizada, é necessário fazer a manutenção da micropigmentação a cada 2 ou 5 anos, pois a tinta começa a desvanecer.


Mas afinal, quais são as regras?

O órgão apresenta protocolos para cada área específica do estúdio, a fim de garantir que haja boas práticas durante todo o processo de tatuagem. Quer conhecer quais são as normas que precisam ser seguidas?


Tatuagem na Nuca

Uma das mais recentes tendências no que toca à arte de tatuar, a nuca é uma zona do corpo muito sexy, secreta e elegante. Ora vês, ora já não vês! Basta apanhar o cabelo num penteado bem feminino para mostrar ao mundo a tatuagem ou deixá-lo solto e resguardado de olhares indiscretos. Quem tem cabelo curto tem a vantagem de a poder mostrar sempre que quiser! Ah, é ainda uma das zonas menos dolorosas na hora de enfrentar as agulhas!


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.