Símbolos Japoneses

Os Símbolos Japoneses refletem a cultura desse povo que tem tradições milenares. Além de símbolos que identificam a sociedade nipônica, há outros que refletem um importante significado para povo japonês. É o caso do tigre (emblema utilizado pelos samurais) e da carpa (que representa resistência e perseverança), por exemplo.

Exemplos de Kanjis

Nas tatuagens, é bastante comum encontrar kanjis, que são caracteres utilizados no sistema de escrita japonesa. Isto decorre da intenção de expressar uma ideia ou um sentimento através de palavras que não sejam tão comuns às pessoas.

1. Família

Simbolos Japoneses

2. Amor

Simbolos Japoneses

3. Paz

Simbolos Japoneses

4. Felicidade

Simbolos Japoneses

Maneki Neko

Simbolos Japoneses

Maneki Neko, ou Gato da Sorte, é um símbolo comum de sorte. Trata-se de uma escultura de um gato branco acenando.

Segundo a lenda, esse símbolo teve origem quando um samurai passou por um gato e teve a sensação de que o animal estivesse acenando para ele. Este fato fez com que o guerreiro fosse ao encontro do gato e evitasse uma armadilha que estava preparada para ele.

Daí decorre que os gatos sejam considerados como um símbolo de sorte.

O Maneki Neko é geralmente feito de cerâmica e pode ser encontrado na entrada dos comércios japoneses.

Daruma

Simbolos Japoneses

Daruma é um boneco que representa o monge budista Bodidarma.

Ele é oco, não tem braços nem pernas e tem bigode. Outra característica importante é o fato de ele ter círculos brancos no lugar dos olhos.

Diz a lenda que Bodidarma teria cortado sua pálpebras com o intuito de se manter acordado para poder meditar. Por esse motivo, o boneco não tem olhos.

É tradição que o dono do boneco pinte o olho direito do boneco e faça um pedido. O olho esquerdo deverá ser pintado somente após aquilo que pediu ter se realizado.

Símbolos Nacionais

O Japão é conhecido como a “Terra do Sol Nascente”. Deste modo, o Sol é um emblema nacional e está representado na bandeira desse país como um círculo vermelho. Os japoneses acreditam que seus imperadores são descendentes de Amaterasu (deusa do Sol).

Simbolos Japoneses

A flor de cerejeira, também conhecida como sakura, tem um significado muito importante no Japão. Lá a abundância dessas flores indica se o ano será bom para a produção do arroz, que é um alimento que representa dádiva divina para os japoneses.

Simbolos Japoneses

Conheça a simbologia da arte floral japonesa (Ikebana) em Flor.

Saiba mais em:

Tatuagens Significados Símbolos Japoneses


Símbolos Japoneses

Fique Sabendo?


Qual vírus é mais infectante o HIV ou os Vírus das Hepatites B e C?

A maioria das pessoas pensa no vírus do HIV, mas o vírus da Hepatite B é 100 vezes mais infectante que o HIV.

O vírus da Hepatite B sobrevive no sangue seco, em temperatura ambiente, por pelo menos 7 dias. Ele pode, por exemplo, permanecer em uma gota de sangue na bancada de trabalho caso essa não tenha sido higienizada adequadamente.

O vírus da Hepatite C pode sobreviver na tinta usada para a realização de tatuagens por vários dias. Portanto, é muito importante que a tinta seja de uso individual e as sobras sejam descartadas adequadamente após o uso.


Você sabe que não é permitida a venda de pomadas anestésicas no estúdio de tatuagem?

No Brasil, as pomadas anestésicas são enquadradas como medicamentos. A venda de medicamentos somente é permitida por empresas que tenham licença de funcionamento sanitária para a comercialização, tais como os comércios atacadistas de medicamentos ou drogarias. Desta forma, estúdios não são enquadrados nessas categorias, não possuindo os requisitos exigidos na legislação sanitária vigente para exercer o comércio.


Como é feita a Micropigmentação

Esta técnica é realizada usando um aparelho chamado demógrafo, que consiste numa espécie de canetas com agulhas, semelhante a uma caneta de tatuagem, que perfuram a primeira camada da pele inserindo pigmentos.

Após decidido o desenho da sobrancelha e a cor que vai ser utilizada, é aplicada uma anestesia local para que o procedimento não cause dor, e só depois de anestesiado o local é que a técnica é iniciada. No final do procedimento, é usado um laser de baixa potência sobre a região, que vai ajudar na cicatrização e a fixar melhor os pigmentos inseridos.

Dependendo do tipo de pele e dar cor utilizada, é necessário fazer a manutenção da micropigmentação a cada 2 ou 5 anos, pois a tinta começa a desvanecer.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.