Símbolos Musicais

Os símbolos musicais são aqueles relacionados com à música. Desde instrumentos musicais, objetos, notas e notações musicais, estilos, até histórias e mitologias, todos são símbolos de música.

Notas e Notação musical

Simbolos Musicais

As sete notas musicais (Do-Re-Mi-Fá-Sol-Lá-Si), representam alguns símbolos de música na medida em que servem para compor as melodias.

Para a composição das notas musicais o monge italiano Guido D’Arezzo (992-1050) se baseou no texto sagrado intitulado “Hino a São João Batista”. Cada uma das sete notas musicais refere-se à inicial de cada verso deste hino.

Nos países de língua anglo-saxônica, as sete notas musicais são substituídas pelas letras do alfabeto, conforme a seguinte correspondência:

A = LÁ, B = SI, C = DÓ, D = RÉ, E = MI, F = FÁ, G = SOL ou H = SOL

Aum (Om)

Simbolos Musicais

Símbolo fundamental na Índia, o Om significa o cosmos, a potência divina que corresponde ao primeiro som do universo, o som do infinito.

Esse é o mantra mais poderoso e divino, o qual simboliza o processo de manifestação interior. Chamado de Pranava, as três letras que compõem o símbolo do Aum representam os três estados de consciência, a saber: a vigília, o sono e o sonho.

Simbologia dos Instrumentos Musicais

Harpa

Simbolos Musicais

A harpa é um instrumento dos deuses mensageiros capaz de adormecer as pessoas que ouvem sua melodia e, ademais, possui o poder de transportar as almas para o Além.

Para os celtas, a harpa representava a ponte que conectava o céu à terra, pautada no amor e na harmonia. Por isso, a harpa é o instrumento símbolo do amor na forma de arte, poesia e música. O som desse símbolo de música representa a procura da felicidade.

A fim de expressar seu amor e devoção, o rei Davi tocou a harpa para o Senhor. Desse modo, no cristianismo e no judaísmo a harpa é o emblema do rei Davi, simbolizando a música sagrada.

Na Noruega e na Islândia, as cordas da harpa formavam uma escada que simbolizava a ascendência para o paraíso.

Violino

Simbolos Musicais

O som do violino simboliza o apelo da alma em direção à fonte divina.

No esoterismo, os instrumentos de arco simbolizam a alma aprisionada na matéria. Assim, enquanto no interior do violino está aprisionada a alma, o corpo oco do violino representa a terra e o céu.

Nesse sentido, o arco simboliza a ação do espírito que tenta libertá-la, e as quatro cordas representam os quatro elementos da natureza (terra, água, fogo e o ar).

Sino

Simbolos Musicais

Os sinos simbolizam harmonia, sabedoria e afastamento de espíritos malévolos.

São instrumentos que produzem som, principalmente para marcar as horas diárias, acontecimentos especiais, como um casamento ou a missa (celebração da Igreja Católica) e para avisar quando alguém morre.

O sino é a comunicação entre o céu e as pessoas, entre o divino e o terreno. Também é responsável pela purificação e por espantar espíritos ruins.

Flauta

Simbolos Musicais

A flauta é acima de tudo um instrumento dos deuses, sendo frequentemente tocado por eles.

A divindade hindu Krishna tocava a flauta, na verdade ela foi a responsável por trazer esse o instrumento ao seu povo. Simboliza a voz da eternidade que chama por todos.

Para os cristãos simboliza o desejo da alma por Deus, já para os chineses representa harmonia.

Um deus da mitologia grega que amava música e era amante da flauta, era Pã. Ele utilizava o instrumento como uma forma de encantamento.

Leia mais: Simbologias do Fauno

Trombeta

Simbolos Musicais

O som da trombeta simboliza, principalmente, força militar. É uma espécie de chamado para uma batalha ou guerra militar. Por conta disso, representa poder, dominação e triunfo.

As trombetas eram tocadas na época romana, para anunciar que uma batalha estava se aproximando. Esse instrumento também tem relação com a religiosidade, está presente tanto na Bíblia quanto no Corão.

Simboliza a importância de um acontecimento, quando, por exemplo, os anjos tocam as trombetas para anunciar a volta de Jesus Cristo, no livro Apocalipse (Novo Testamento).

Tambor

Simbolos Musicais

O tambor é um instrumento bastante utilizado em cerimônias indígenas, tem relação com os trovões e simboliza o coração do universo.

É um instrumento que faz parte de danças, cantos e rituais da maior parte das culturas indígenas, inclusive para evocar espíritos. A divindade indiana Shiva faz a sua dança cósmica no ritmo de um tambor.

Também é usado como um forma de chamar as pessoas para orações e acompanhar soldados em batalhas.

Talvez você possa se interessar por Símbolos do Carnaval

Tatuagens Significados Símbolos Musicais


Símbolos Musicais

Fique Sabendo?


O que Jesus falou sobre o amor?

O é paciente, o é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

As pessoas também perguntam por: Amar como Jesus amou: inspire-se para exercitar o amor ao próximo


Como ocorre a transmissão do vírus da Hepatite B e C?

As Hepatite B e C são transmitidas pelo contato com sangue contaminado presente em objetos que são compartilhados como: agulhas, alicates de cutícula, aparelhos de barbear. O uso de material não descartável ou não esterilizado adequadamente na colocação de piercings, realização de tatuagens e em procedimentos cirúrgicos e odontológicos também pode transmitir Hepatite B e C. A Hepatite B é também uma infecção sexualmente transmissível (IST). As Hepatites B e C também podem ser transmitidas da mãe portadora do vírus para o filho, principalmente no momento do parto, o que chamamos de Transmissão Vertical.


Cadastro de clientes

O cadastro de clientes é uma ferramenta indispensável para garantir a segurança do tatuado em longo prazo. Ele permite consulta em algum caso que necessite das informações do que foi feito ao longo do procedimento.

Existem exigências acerca do que deve conter o cadastro. Elas são:

dados de identificação do cliente: nome, telefone, endereço, data de nascimento e número do documento;
dados do procedimento: data de realização, local do corpo, reações adversas ocorridas e nome do profissional que executou a tatuagem.
informações sobre os produtos utilizados: nome do produto, lote, fabricante, data de fabricação e validade, número de registro da Anvisa, data de abertura do frasco;
termo de consentimento da tatuagem assinado pelo cliente;
para menores de idade, autorização por escrito dos responsáveis consentindo a tatuagem. No documento, devem estar anexadas a cópia da carteira de identidade do responsável e a cópia do documento de identificação ou certidão de nascimento do menor.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.