Símbolos Nacionais Brasileiros

De acordo com a constituição, são quatro os símbolos nacionais do Brasil: Bandeira Nacional, Hino Nacional, Brasão da República e Selo Nacional.

Símbolos nacionais representam a identidade de um país, ao passo que derivam da sua cultura. Assim, dentre cores, figuras e sons, existem uma série de formas que nos levam a identificar uma nação.

Bandeira Nacional

Simbolos Nacionais Brasileiros

Uma esfera azul cheia de estrelas, com uma faixa branca dentro de um losango amarelo e sob um fundo verde são os componentes que formam a nossa bandeira. Assim, as cores do nosso país são, especialmente, o verde e o amarelo, bem como o azul e o branco​.

A bandeira é o Símbolo Augusto da Pátria e foi criada em 19 de setembro de 1822. A bandeira como conhecemos hoje obedece a mesma forma desde 1889; as modificações que lhe foram feitas decorrem da mudança de monarquia para império e, de seguida, para república.

Cada estrela presente na bandeira representa um estado brasileiro. O estado do Pará é única estrela acima da faixa branca.

Hino Nacional

Simbolos Nacionais Brasileiros

A letra do Hino Nacional foi escrita, em 1909, pelo poeta Joaquim Osório Duque Estrada. O hino deve ser cantado em uníssono e de pé; quem o ouve deve igualmente estar de pé, em atitude de respeito e deve estar em silêncio.

Brasão da República

Simbolos Nacionais Brasileiros

O Brasão da República é composto por uma estrela de cinco pontas que leva um escudo repleto de estrelas, uma espada na vertical, um esplendor de ouro e sobre ele ramos – do lado esquerdo de quem o vê, ramos de café; do lado direito, ramo de fumo florido.

Esse símbolo foi desenhado pelo engenheiro Artur Zauer e é usado obrigatoriamente pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como pelas Forças Armadas.

Selo Nacional

Simbolos Nacionais Brasileiros

O selo é um círculo semelhante ao da Bandeira Nacional. Ao seu redor está escrito “República Federativa do Brasil”. O selo é usado para autenticar documentos oficiais.

Dia dos Símbolos Nacionais

No dia 18 de setembro o Brasil comemora o dia dos seus símbolos nacionais.
Além disso, o dia da bandeira é comemorado no dia 19 de novembro, e o hino nacional, no dia 13 de abril.

Tatuagens Significados Símbolos Nacionais Brasileiros


Símbolos Nacionais Brasileiros

Fique Sabendo?


Onde dói mais e menos Tatuar?

Para ficar com uma ideia da sensibilidade das diferentes zonas do seu corpo que pode estar a contemplar tatuar, faça esta experiência: belisque a zona superior do braço e depois a parte de cima do pé. Dói mais no pé, não é verdade? Regra geral, as zonas com mais músculo e/ou gordura doem bastante menos do que aquelas partes do corpo com uma alta concentração de nervos, com ossos apenas e ainda algumas zonas erógenas.


Qual a sensação de tatuar?

Embora não seja particularmente fácil descrever qual a sensação de ser tatuado, algumas das descrições mais recorrentes incluem: é semelhante a um escaldão, parece que se está a ser picado por uma abelha, um grande arranhão, uma sensação de calor, desconfortável ou simplesmente irritante.

Também parece ser consensual que fazer o contorno do desenho é um pouco mais doloroso do que o seu preenchimento.

Curiosamente, as pessoas que já enfrentaram algum tipo de cirurgia e as mulheres que já deram à luz, são normalmente quem diz que “não dói nada”! Por outro lado, a maioria das pessoas sente algum incomodo nos primeiros minutos, mas depressa se habituam e chegam à conclusão que “não é tão mau como pensava”! Consequentemente, a dor é substituída pelas endorfinas, até porque a partir de agora o pensamento está apenas concentrado em ver o resultado final!


Qual a origem da tatuagem no Brasil?

Isso se tornou possível após a invenção da máquina de por Samuel O’ Reilly, em 1891. No caso do , a tornou-se comum a partir dos anos 1960. O primeiro tatuador profissional atuante no foi o suíço Knud Gegersen, que a Santos, São Paulo, em 1959, e ficou conhecido como Lucky Tattoo.

As pessoas também perguntam por: História da Tatuagem


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.