Tartaruga
A tartaruga é um animal conectado ao princípio feminino e lunar, simboliza a água, a lua, a criação, a fecundidade, a imortalidade e a lentidão.
Também é símbolo de conhecimento, concentração e sabedoria, principalmente porque se recolhe para dentro da carapaça, voltando ao seu estado primordial e se isolando do mundo para alcançar concentração e sabedoria.
Simbologias e Características da Tartaruga
Por falar na carapaça, redonda na parte superior e achatada na parte inferior, remete a uma representação do universo, céu e terra. Por conta disso, é descrita nos mitos da criação como se sustentasse o mundo.
As patas curtas da tartaruga e a sua massa revelam a sua força e obstinação. As quatro patas plantadas firmemente no chão, assim como as patas do crocodilo, representam quatro colunas do templo sagrado e sustentam o universo.
A simbologia da tartaruga, como suporte do mundo e garantia de estabilidade, remete a uma identificação com divindades, tanto no Oriente como no Ocidente.
O espaço entre o teto e a superfície plana da carapaça da tartaruga, a torna uma mediadora entre o céu e a terra. Por isso, para algumas culturas, ela possui poderes adivinhatórios.
Simbolismos da Tartaruga nas Culturas
Na China, ela é um animal sagrado, simbolizando longevidade, poder e tenacidade. Também por ter ajudado a criar o mundo, acredita-se que a tartaruga tem o poder do oráculo. Já no Taoismo, simboliza todo o universo.
Para algumas tribos nativo americanas representa a Mãe Terra, simbolizando paz, calmaria, vida longa e boa saúde.
Na mitologia hindu há a crença de que a tartaruga carrega o mundo nas suas costas. Um dos avatares do deus Vishnu (o protetor) é esse animal, o qual é capaz de restaurar o equilíbrio.
A representação da Tartaruga nas Fábulas de Esopo
Na fábula popular do escritor grego Esopo, chamada de ”A Lebre e a Tartaruga”, nota-se um animal muito veloz capaz de correr rápido e outro que se move lentamente em terra firme, que vão participar de uma corrida.
Na história, a lebre, já contando vitória, acaba por se distrair, enquanto a tartaruga, persegue seu caminho firmemente e no final vence a corrida.
A tartaruga simboliza nessa fábula, determinação, persistência e paciência. A moral da história é que mesmo devagar se consegue ir longe, é só ter firmeza.
Simbologia da Tartaruga nas Tatuagens
Normalmente as tatuagens de tartaruga podem simbolizar conhecimento, sabedoria, paciência, harmonia e equilíbrio, pois esse animal muitas vezes está conectado à espiritualidade e à natureza, conceitos muito significativos para diversas pessoas.
Pode vir em um desenho mais realista, tribal, delicado ou em aquarela, o importante é que tenha sentido para quem o tatuar.
Leia também:
Tatuagens Significados Tartaruga
Tartaruga
Fique Sabendo?
Qual a importância do CMVS para os tatuadores e como conseguir o cadastramento?
Os serviços de aplicação de tatuagem e piercing são de interesse da saúde. Portanto, é importante que as Vigilâncias Sanitárias de estados e municípios conheçam esses estabelecimentos para que possam realizar ações de fiscalização e de orientação de práticas seguras para que as medidas de biossegurança necessárias, na realização dos procedimentos, sejam adotadas e os procedimentos em questão sejam realizados com baixo risco à população usuária e aos profissionais atuantes no segmento.
O cadastramento é simples e não possui qualquer taxa. Todas as informações necessárias estão disponíveis no site da COVISA – Coordenadoria de Vigilância em Saúde.
O que acontece se eu machucar a tatuagem?
As pessoas também perguntam por: 5 coisas que podem acontecer com sua tatuagem nos primeiros dias!
Procedimentos efetuados nos clientes devem estar relatados em ficha de anamnese?
Art. 3º – Os estabelecimentos devem manter ficha cadastral de todos os clientes atendidos, contemplando os seguintes registros:
a) Identificação do cliente: nome completo, data de nascimento, sexo, endereço completo e o número da identidade;
b) Data de atendimento do cliente;
c) Tipo de procedimento realizado com data e local do corpo onde foi realizado o procedimento;
d) Eventos adversos/Intercorrências (alergias, infecções, acidentes e outras);
e) Autorização por escrito dos pais e na falta destes, do responsável legal, em caso de menores de 18 anos de idade, anexada à ficha cadastral;
f) Termo de Consentimento Livre e Esclarecido;
g) Informações dos produtos utilizados no procedimento: • Nome do produto; • Nº. de lote; • Fabricante; • Nº. de registro na Anvisa; • Data de fabricação; • Data de validade; • Data de abertura do frasco.
h) Nome do profissional que realizou o procedimento;