Gueixa

GueixaSímbolo da cultura Japonesa, a Gueixa, em japonês Gueisha ou Geiko, é considerada a “mulher das artes”, ou seja, aquela que dedica sua vida à profissão de gueixa, num mundo com possibilidades de educação, de aprendizagem e aprimoramento das etiquetas, dos afazeres domésticos, tudo isso, focado no ensino das artes em geral: dança, canto, música, literatura, pintura, dentre outros.

Ademais, são estudiosas da cultura japonesa milenar e, com isso, preservam as tradições de seu país. Dessa maneira, as gueixas simbolizam o sagrado, a tradição, a delicadeza, a beleza, o mistério, a força.

Assim, para ser gueixa, a menina a partir dos 10 anos de idade começa a ser treinada numa casa só de gueixas (Okiya) e de mulheres experientes que lhes ensinam as etiquetas e também sobre a arte da sedução, uma vez que uma das funções da gueixa era entreter convidados nas reuniões em locais públicos ou privados, seja dançando, cantando, recitando versos ou contando histórias.

Importante ressaltar que as gueixas muitas vezes foram apontadas como sinônimo de prostitutas, aquelas que seduziam e manipulavam. Nesse sentido, vale lembar que no Japão medieval muitas delas seduziam os homens e, além disso, depois da segunda guerra, muitas acabaram se tornando prostitutas.

Representação de uma Gueixa

A maquiagem excêntrica da Gueixa é formada por uma pele branca (rosto, pescoço e colo), lábio vermelho carmim em forma de coração, sobrancelhas pretas avermelhadas e os cabelos com penteados tradicionais e adornos; muitas vezes elas usam perucas. Sua roupa tradicional é o quimono feito de seda, sendo que as aprendizes – chamadas “Maikos” -utilizam quimonos mais coloridos e com mangas mais longas.

Tatuagens

As tatuagens de gueixas são femininas e geralmente ricas em detalhes. Quem escolhe a imagem da “mulher das artes” para tatuar no corpo pretende retratar os atributos femininos, especialmente, beleza e delicadeza ou, ainda, valorizar a cultura que lhe dá origem, acrescentado-lhe outros símbolos tradicionais japoneses.

Conheça os Símbolos Japoneses.

Tatuagens Significados Gueixa


Gueixa

Fique Sabendo?


O que pode acontecer caso o profissional não utilize EPI’s?

O objetivo da utilização de EPI durante os procedimentos de tatuagem e colocação de piercing envolve a proteção do profissional contra a exposição de sangue e secreções do cliente.

Estas práticas são denominadas “precauções padrão” e tem por objetivo proteger o profissional dos riscos de infecção por microrganismos veiculados pela exposição ao sangue e secreções em situação de acidentes durante os procedimentos de tatuagem e piercing.

Como exemplo de microrganismos veiculados pelo sangue podemos citar: Vírus da Hepatite B (VHB), Vírus da Hepatite C (VHC), HIV.

A utilização de EPI pelo profissional é um procedimento de segurança e a sua utilização está presente nos roteiros de inspeção da vigilância sanitária.


Garantir a segurança dos clientes

As normas da Anvisa têm como ponto principal garantir que os clientes estejam sob boas condições de higiene no local onde o procedimento é realizado. Isso certifica que não haja problemas futuros de saúde em decorrência de más condições. Para o tatuador, proporcionar um ambiente adequado é uma demonstração de qualidade do seu trabalho.


O que a tatuagem pode simbolizar?

Além disso, é uma maneira de representar a individualidade, ou melhor, sua personalidade, que não deixa de ser o invólocro da sua alma, já que o desenho escolhido tem relação com o íntimo. não ser visto como um modismo, é uma decisão para toda a vida e pós vida também.

As pessoas também perguntam por: A tatuagem fica marcada também no espírito – Terra


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.