Símbolo do Anarquismo

Simbolo Do AnarquismoO símbolo mais popular da anarquia é a letra A dentro de um círculo. Este círculo seria, na verdade, a letra O.

A letra A é a primeira letra da palavra Anarquia que, em muitos idiomas, sobretudo em línguas europeias de origem latina, começa com a mesmo vogal. A letra O simboliza ordem. A letra A dentro da letra O faz referência a uma das mais famosas citações de PierreJoseph Proudhon, um dos grandes teóricos do anarquismo, que diz que “Anarquia é Ordem”.

O anarquismo surgiu em finais do século XIX e começo do século XX como uma resposta à organização da sociedade a partir de instituições de poder, como a igreja, o estado, a família, etc.

A palavra anarquia vem do grego anarkhia e quer dizer ausência de governo. O anarquismo prega uma organização social completamente independente, em que os indivíduos têm total liberdade, mas responsabilidades com a coletividade. O símbolo do Anarquismo remete a esta ideia, representando também um mundo sem fronteiras.

Hoje, o símbolo da anarquia é usado por grupos que pregam a descentralização do governo. Diferente do que algumas pessoas pensam, o símbolo do anarquismo não tem qualquer relação com o símbolo do nazismo e nem com nenhum tipo de defesa de uma supremacia branca.

O símbolo da anarquia com a letra A popularizou-se e passou a ser usado de modo mais recorrente a partir de maio de 1968, com a a realização de um congresso anarquista na França.

Bandeira negra

A bandeira negra é outro símbolo do anarquismo frequentemente usada em manifestações sociais. A bandeira negra já é usada, aproximadamente, desde 1880 como símbolo da luta anarquista.

A cor negra da bandeira simboliza uma negação e repulsa a todas as formas de estruturas e organizações opressivas. A bandeira negra se opõe à bandeira branca como uma anti bandeira, já que a bandeira branca simboliza a resignação, a paz e a rendição.

Veja também:

Tatuagens Significados Símbolo do Anarquismo


Símbolo do Anarquismo

Fique Sabendo?


Previna dor na hora de fazer uma tattoo Parte2

Não está sozinho! Todas as pessoas que fazem uma primeira tatuagem (ou até mais!) vivem a mesma ansiedade inicial, por isso, pode ser reconfortante falar com alguém que já seja tatuado! Aproveite para lhe colocar todas as suas dúvidas.

Como cliente pagante, está no seu direito de pedir ao tatuador uma pausa ou até para terminar a sessão mais cedo, retomando-a noutro dia (isto é especialmente relevante se a tatuagem for muito grande e/ou complexa). Não se preocupe, os tatuadores estão habituados a lidar com todo o tipo de cliente e cada caso é um caso!

Quanto mais relaxado estiver, mais fácil será “aguentar” todo o processo. Valerá sempre a pena se pensar na obra de arte que vai poder exibir no final da sessão!


Quais as outras vacinas indicadas para os profissionais de tatuagem e piercing?

O calendário de vacina do Programa Nacional de Imunização por faixa de idade está disponível no site da COVISA.

As vacinas são encontradas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Procure a unidade mais próxima da sua residência ou trabalho.

Para que a pessoa seja considerada imunizada é necessário receber todas as doses indicadas no esquema de imunização.


Alimentos para evitar após tatuar

Os alimentos remosos que devem ser evitados durante um processo de cicatrização incluem:

Refrigerantes e sucos prontos;
Frituras, como batata frita, pastel e outros salgados;
Fast food;
Carne de porco e carnes processadas, como salsicha, presunto, linguiça, bacon, mortadela e salame;
Doces, biscoitos recheados, bolos, massas prontas para bolos, chocolates, barras de cereal;
Macarrão instantâneo, caldo de carne em cubo, comida pronta congelada, sorvetes;
Bebidas alcoólicas.

O consumo excessivo destes alimentos aumenta a inflamação e dificulta o processo de cicatrização da pele. O ideal é que esses alimentos não façam parte da rotina alimentar, e que não sejam consumidos pelo menos por 1 semana após a realização de uma cirurgia, colocação de um piercing ou tatuagem, por exemplo.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.