Símbolo do Anarquismo

Simbolo Do AnarquismoO símbolo mais popular da anarquia é a letra A dentro de um círculo. Este círculo seria, na verdade, a letra O.

A letra A é a primeira letra da palavra Anarquia que, em muitos idiomas, sobretudo em línguas europeias de origem latina, começa com a mesmo vogal. A letra O simboliza ordem. A letra A dentro da letra O faz referência a uma das mais famosas citações de PierreJoseph Proudhon, um dos grandes teóricos do anarquismo, que diz que “Anarquia é Ordem”.

O anarquismo surgiu em finais do século XIX e começo do século XX como uma resposta à organização da sociedade a partir de instituições de poder, como a igreja, o estado, a família, etc.

A palavra anarquia vem do grego anarkhia e quer dizer ausência de governo. O anarquismo prega uma organização social completamente independente, em que os indivíduos têm total liberdade, mas responsabilidades com a coletividade. O símbolo do Anarquismo remete a esta ideia, representando também um mundo sem fronteiras.

Hoje, o símbolo da anarquia é usado por grupos que pregam a descentralização do governo. Diferente do que algumas pessoas pensam, o símbolo do anarquismo não tem qualquer relação com o símbolo do nazismo e nem com nenhum tipo de defesa de uma supremacia branca.

O símbolo da anarquia com a letra A popularizou-se e passou a ser usado de modo mais recorrente a partir de maio de 1968, com a a realização de um congresso anarquista na França.

Bandeira negra

A bandeira negra é outro símbolo do anarquismo frequentemente usada em manifestações sociais. A bandeira negra já é usada, aproximadamente, desde 1880 como símbolo da luta anarquista.

A cor negra da bandeira simboliza uma negação e repulsa a todas as formas de estruturas e organizações opressivas. A bandeira negra se opõe à bandeira branca como uma anti bandeira, já que a bandeira branca simboliza a resignação, a paz e a rendição.

Veja também:

Tatuagens Significados Símbolo do Anarquismo


Símbolo do Anarquismo

Fique Sabendo?


Quais cuidados com a tatuagem nos primeiros dias?

Nos , a precisa ser lavada com frequência. Também é bom que ela seja coberta por um filme durante, pelo menos, 24 horas, trocando o curativo com frequência. Nesta fase, a tattoo poderá doer um pouco e inchar. A formação de crostas também é comum nesta fase.

As pessoas também perguntam por: Cuidados com a tatuagem: o que fazer nos primeiros dias


O que pode acontecer caso o profissional não utilize EPI’s?

O objetivo da utilização de EPI durante os procedimentos de tatuagem e colocação de piercing envolve a proteção do profissional contra a exposição de sangue e secreções do cliente.

Estas práticas são denominadas “precauções padrão” e tem por objetivo proteger o profissional dos riscos de infecção por microrganismos veiculados pela exposição ao sangue e secreções em situação de acidentes durante os procedimentos de tatuagem e piercing.

Como exemplo de microrganismos veiculados pelo sangue podemos citar: Vírus da Hepatite B (VHB), Vírus da Hepatite C (VHC), HIV.

A utilização de EPI pelo profissional é um procedimento de segurança e a sua utilização está presente nos roteiros de inspeção da vigilância sanitária.


Quais registros meu estabelecimento deve ter para funcionar?

Os estabelecimentos que pretendam comercializar produtos para tatuagem, como as tintas, máquinas, agulhas e recipientes para pigmentos, devem possuir Licença de Funcionamento Sanitária emitida pela COVISA, como comércios atacadistas de produtos para saúde.

Os requisitos de área física e documentais necessários para esta atividade encontram-se no site da COVISA, clique aqui para acessar.

Estes estabelecimentos devem dispor também de Autorização de Funcionamento de Empresa – AFE emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, conforme instruções da Resolução RDC 16 de 01/04/2014.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.