Tatuagem

A tatuagem é um tipo de marca corporal que tem por técnica fazer desenhos e pinturas de modo permanente na pele. Tatuar o corpo é uma tradição milenar, e durante muito tempo, era usada não apenas para ornamentar o corpo, mas principalmente com fins ritualísticos.

Não apenas o desenho, mas também o local da tatuagem possuíam um significado. Uma tatuagem feita na região abdominal era feita durante cultos à fertilidade feminina ou num ritual que marcava a passagem da infância para a idade adulta.

Ao longo da história, a tatuagem se difundiu por todo o mundo, estando muito relacionada às práticas tribais.

As tatuagens foram e são usadas com fins religiosos ou para identificar grupos, comunidades, classes sociais e para marcar escravos ou prisioneiros. Também servem como símbolo de algum momento importante da vida ou, simplesmente, por uma questão estética.

O significado e valor social da tatuagem varia conforme o contexto histórico e cultural.

Até às primeiras décadas do século XX, nas sociedades ocidentais urbanas as tatuagens eram feitas apenas por marinheiros e presidiários. É por esse motivo que elas tinham um valor pejorativo.

Já nas últimas décadas, tatuar o corpo virou símbolo de pertença a uma determinada tribo social ou apenas para ornamentar o corpo.

Tatuagem e Religião

Na Europa e outras regiões, a tatuagem tribal entrou em declínio a partir da expansão do Cristianismo. O Cristianismo tratava a tatuagem como uma prática pagã. A tatuagem, no entanto, não é proibida pela Igreja Católica,

Já para muitas outras religiões, a tatuagem é proibida. Para os muçulmanos sunitas, por exemplo, tatuar o corpo é um pecado. Para os judeus a tatuagem também é proibida, pois é uma modificação feita no corpo, que é uma criação divina.

Fazer uma tatuagem na testa em forma de um ponto para o Hinduísmo é uma prática usada para atrair a sorte, espantar o mal, e trazer bem-estar ao espírito.

Significado das Tatuagens

As tatuagens hoje em dia podem ter o seu significado definido de diferentes formas.

Podem carregar um significado que está relacionado com o desenho tatuado, com o local onde é feita ou com uma situação da vida. Podem carregar também um significado bastante explícito, como é o caso das tatuagens escritas.

As tatuagens também podem simbolizar a simpatia por determinado estilo cultural, moda, ou podem representar uma característica pessoal.

Há vários estilos de tatuagem que estão relacionados as diferentes culturas. São exemplos as tatuagens maoris, celtas, japonesas, etc.

Por isso, antes de fazer uma tatuagem é importante pesquisar bastante sobre o seu significado para ter a certeza de que se identifica com o que ela representará.

As tatuagens carregam as simbologias daquilo que representam, mas também possuem um valor cultural em si.

Leia também:

Tatuagens Significados Tatuagem


Tatuagem

Fique Sabendo?


Ganhar credibilidade para o seu estúdio

Um estúdio que conta com autorização governamental para funcionar mostra ao público que aquele é um estabelecimento confiável. Por isso, ao seguir corretamente as normas, você agrega clientes que se preocupam com os possíveis riscos de um local sem higiene e segurança. E, por conseguinte, adquire credibilidade no mercado, como uma boa referência.


É normal a tatuagem perder a cor na cicatrização?

Terceira fase da Está é a última fase de da . … Geralmente, nesta fase ainda existe uma camada de pele morta sobre a e isso faz com que o desenho perca um pouco de seu , mas assim que sua estiver totalmente cicatrizada você notará o resultado final de todas .

As pessoas também perguntam por: Cicatrização da Tatuagem: Conheça as três fases e o que pode ocorrer


Por que as tatuagens não saem com o tempo?

Simplesmente são feitas numa das camadas mais profundas da pele, que sofre renovação. … É por esse motivo que as do corpo, enquanto um risco de caneta, que só atinge a epiderme, desaparece com água e sabão.

As pessoas também perguntam por: Se as células da pele se renovam, por que a tatuagem não sai?


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.